Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
O «BEAGLE», TENDO DARWIN COMO PASSAGEIRO, NA ILHA TERCEIRA | 20.09.1836
«Gostei imenso da visita, mas não encontrei nada digno de registo»
A 27 de Dezembro de 1831 o “Beagle” partia de Plymouht Harbor, na Inglaterra, para uma expedição que devia demorar dois anos, mas que acabou por demorar quase cinco. A bordo ia Charles Darwin.
A última escala, antes de chegar a casa, ocorreu há 175 anos. A 20 de Setembro de 1836, o Beagle chegava à Ilha Terceira.
Da visita à ilha açoriana o autor da Teoria da Evolução relata um passeio pelo interior da Terceira que lhe foi oferecido pelo cônsul inglês, deixando uma frase polémica: “"Gostei imenso da visita, mas não encontrei nada digno de registo".
Uma frase que os cientistas açorianos têm vindo desde então a considerar totalmente errada. De tal forma que em Setembro de 2009 organizaram um simpósio internacional subordinado ao tema “"O erro de Darwin e o que estamos a fazer para o corrigir".
SAIBA MAIS CONSULTANDO AS PÁGINAS SEGUINTES:
A Viagem do Beagle
Charles Darwin enganou-se nos Açores
Açorianos querem corrigir «erro de Darwin»
AÇORES, SEGUNDO DARWIN (na página em cima)
Robert FitzRoy, comandante do "Beagle", navio reproduzido na foto seguinte
VEJA A TERCEIRA GALERIA DE FOTOS DO VI CONGRESSO DA APLOP
Artigos relacionados: