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Notícias

VIAJANDO PELA HISTÓRIA - 27 DE JUNHO DE 1930

Adjudicação das obras do Pôrto de Setúbal

20 de Maio de 1934 foi dia de festa para o Porto de Setúbal. A inauguração de obras de vulto contou com a presença do Presidente da República, Oscar Carmona. O recheado programa incluiu regatas, um "Setúbal de Honra", festas populares e até uma tourada de gala.

VEJA O PROGRAMA COMPLETO AQUI

As obras de 1930 a 1934



A necessidade de criação de um organismo próprio para a execução das obras do porto é reconhecida a 18 de Dezembro de 1923 com a aprovação da Lei nº 15/7 que criou a Junta Autónoma das Obras do Porto e Barra de Setúbal e do Rio Sado.

As obras do porto foram adjudicadas em 27 de Junho de 1930 à Hojgaard & Schultz, de Copenhaga, com a colaboração para os trabalhos de dragagem da Van den Bosch & De Vries, de Ultrecht.

O lançamento da primeira pedra realizou-se em cerimónia solene a 28 de Julho de 1930, aproveitando a visita do Presidente da República e de membros do governo, por ocasião da Exposição Regional do distrito e da inauguração da luz eléctrica na cidade.

As primeiras grandes obras do porto de Setúbal decorrem de 1930 a 1934 e beneficiaram do programa de investimentos da Primeira Fase do Plano Portuário, segundo projecto do Engº Cid Perestrelo. Estas obras contemplaram:
• A regularização da margem direita do rio (4km) entre a Vila Maria e Albarquel;
• A construção de 2.170 metros de taludes empedrados, destinados a pequenas embarcações;
• O aterro da antiga Doca Delpeut e o prolongamento da cobertura da Ribeira do Livramento;
• Os terraplenos numa área total de 600.000 m2;
• A construção de 3 docas destinadas, respectivamente, ao apoio da pesca, do recreio e do comércio.

As obras incluíram ainda a construção de seis estacadas acostáveis:
• Estacada 1 – Estacada do Carvão, situada a poente da Doca de Pesca, com 60m de comprimento e 18 pés de calado;
• Estacada 2 – Estacada da Lota, localizada a nascente da Doca de Pesca, destinada à acostagem de barcos de pesca, com 120m de comprimento e 18 pés de calado;
• Estacada 3 – Estacada das Conservas, situada a poente da Doca de Comércio, dedicada ao comércio relativo à indústria de conservas e outras mercadorias, com 130m de comprimento e 25 pés de calado;
• Estacada 4 – Estacada do Comércio, situada a nascente da Doca de Comércio, dedicada ao tráfego geral, servida por um ramal de via-férrea, com 60m de comprimento e 19 pés de calado;
• Estacadas 5 e 6, localizadas no interior da Doca de Comércio.

Nas décadas seguintes, o porto foi alvo de outras obras e melhoramentos, tais como: a construção dos edifícios da lota e do cais 3 e a realização do Jardim Engº Luís da Fonseca; a execução de obras de pavimentação, arruamentos, instalações de electricidade, água e esgotos. A construção do Cais Comercial realizou-se em 1966 contemplando a construção de 175 metros de cais, com fundos de –9,00m (ZH) e 1,1ha de terrapleno, obra que estava incluída no II Plano de Fomento (1959-64), no programa referente ao sector portuário.