Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
REVISTA DE IMPRENSA
Encontro da CPLP decorre em Luanda
O incremento das relações comerciais e a contribuição das relações de cooperação e de trabalho entre as empresas portuárias dos Países de Língua Portuguesa, na prespectiva da melhoria da situação de transporte a nível da comunidade - vai ser a tónica dominante do terceiro encontro de Portos da CPLP, hoje e amanhã, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O presidente do Conselho de Administração do Porto de Luanda, Francisco Venâncio, disse ontem, em conferência de imprensa, que temas como a economia do mar, numa perspectiva comum, a segurança e protecção, as infra-estruturas ao serviço da logística, o papel das comunidades portuárias no desenvolvimento dos portos e o papel dos países envolvidos na região do Atlântico Sul, vão fazer parte da agenda de trabalhos.
A segurança portuária e o papel da administração na prevenção dos riscos ambientais, o papel do terminal de contentores na cadeia de abastecimento de Angola e os novos caminhos do transporte marítimo - vão ser detalhados, numa segunda fase.
Cabo-verde, São Tomé e Príncipe, Brasil, Moçambique, Portugal, Guiné-Bissau e a anfitriã, Angola - preocupados com a necessidade de modernização deste sector crucial, para as respectivas economias, vão prestar particular atenção às inovações tecnológicas no terminal de carga geral dos portos.
O resultado de um estudo de mercado sobre portos da CPLP - cuja elaboração foi decidida no II encontro, realizado na cidade brasileira de Fortaleza, em 2009, será apresentado no decurso deste encontro. Segundo o PCA do Porto de Luanda, o referido estudo foi realizado por uma empresa portuguesa, a pedido da Associação de Portos de Portugal. De referir que o primeiro encontro foi realizado, em 2008, em Portugal, tendo lançado as bases para a relação de cooperação entre os principais portos da CPLP.
JORNAL DE ANGOLA, 02.12.2010