Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP

Portos querem criar associação lusófona em Luanda

A Associação de Portos da Comunidade de Países de Língua Portuguesas (CPLP) poderá ser constituída no III encontro de portos de países da organização, que hoje encerra em Luanda, manifestaram os dirigentes portuários lusófonos.

O ministro dos Transportes de Angola, Augusto da Silva Tomás, disse no discurso de abertura que a economia angolana depende muito ainda das importações e exportações, por isso os portos e o sistema marítimo representam para "um pilar determinante", que merece especial atenção do governo.

"Essa atenção", apontou o ministro, tem sido dirigida para "a actualização do quadro regulador, a reabilitação e modernização das infra-estruturas, a reestruturação de empresas portuárias, a reorganização do trabalho portuário e a introdução de um novo paradigma na gestão do sistema marítimo portuário. À margem do encontro, o presidente do CA do porto de Luanda, Francisco Venâncio, disse em declarações à imprensa que, em 2009, a estrutura que dirige registou um tráfego de mercadorias estimado em 9,5 milhões de toneladas, superando assim a previsão de sete milhões de toneladas.

"São números animadores, mas também representam um desafio maior", disse Francisco Venâncio, acrescentando que, para responder aos novos tempos, as companhias de transportação marítima estão a utilizar unidades de maior dimensão e mais versáteis.

Segundo Francisco Venâncio, a criação da Associação dos Portos da CPLP será benéfica, na medida em que ela deverá ser um fórum de concertação permanente, em que o desempenho, a eficiência e a eficácia de cada um dos portos, será permanentemente equilibrada.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente do porto de Leixões, Matos Fernandes, disse que, na tarefa de modernização do porto de Luanda, o porto de Leixões tem dado o seu contributo no âmbito da formação de quadros, bem como na troca de experiências.

De acordo com Matos Fernandes, os portos de Leixões e de Luanda celebraram em junho deste ano um protocolo, que vem dar continuidade a um trabalho de colaboração já existente há vários anos.
"Há dois ou três anos transferimos boa parte da nossa base do sistema de gestão de informação portuária para o porto de Luanda, por isso aquilo que celebrámos, em Junho, trata-se apenas de um protocolo mais abrangente e que vai claramente além da questão só dos sistemas de importação", frisou.

A maior parte das mercadorias de Portugal para Angola sai do porto de Leixões, particularmente para Luanda, com um tráfego de mercadorias de cerca de 650 mil toneladas ano. Na Europa é também o porto com mais ligações a Luanda.

Fonte: LUSA / CARGO