Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

750 mil euros para acelerar a transformação digital

Portos de Lisboa e de Setúbal lançam projecto de Inteligência Artificial e novo datacenter

 Os Portos de Lisboa e de Setúbal e deram início a um novo ciclo de modernização tecnológica com o lançamento de um projecto estruturante de Inteligência Artificial (IA) e com a adjudicação do projecto de execução de um novo datacenter, reforçando a sua estratégia de digitalização, eficiência operacional e resiliência tecnológica.

O projeto de IA será implementado em duas fases, colocando os colaboradores no centro do processo de transformação digital. A primeira fase, já em curso e que decorre durante o primeiro semestre, inclui a formação e capacitação de um grupo-alvo de 35 colaboradores de cada um dos portos, num total de setenta profissionais. Com carácter eminentemente prático e experimental, este primeiro passo envolve um grupo-alvo que irá testar e integrar, nas suas atividades diárias, a ferramenta de Assistente de IA denominada Copilot.

Esta solução de inteligência artificial generativa funcionará como um apoio direto ao posto de trabalho, auxiliando tarefas como a redação de relatórios, a análise rápida de informação, a resposta a comunicações, a consulta de procedimentos internos e a gestão de agendas.

O investimento associado ascende a 52 mil euros, englobando-se neste valor a formação e o licenciamento da ferramenta, estando a sua conclusão prevista para junho deste ano. Em simultâneo, será criado um agente de IA para apoio aos utilizadores dos serviços online dos portos e das redes sociais, com vista a simplificar e clarificar o relacionamento entre o utilizador e o porto.

Superada a adaptação e validação com os utilizadores, o projeto avançará para a segunda fase, onde as tecnologias de IA serão aplicadas à automatização, agilização e otimização de procedimentos internos críticos, com impacto transversal nos dois portos. Esta fase incluirá a automatização da análise e processamento de pedidos de ocupações dominiais e lançamento de concursos públicos, registo de entradas e faturas, entre outros.

Em paralelo, e no âmbito do processo de digitalização do Porto de Lisboa, foi adjudicada, em dezembro, a construção de um novo datacenter, concebido para servir de forma integrada os Portos de Lisboa e de Setúbal. Está em curso a preparação do projeto de execução, prevendo-se que a construção do datacenter decorra durante o segundo semestre de 2026, representando um investimento de setecentos mil euros.

Tirando partido de sinergias comuns entre os dois Portos, o novo datacenter constitui uma peça-chave da arquitetura digital futura, assegurando capacidade de crescimento, fiabilidade operacional e suporte às novas soluções digitais e de automação.

Estas iniciativas enquadram-se na estratégia Portos 5+, em particular no eixo “Mais Digitalização e Automação”, e reforçam o compromisso do cluster portuário de Lisboa e Setúbal com a inovação, a valorização dos seus colaboradores e a preparação para os desafios futuros da logística portuária.


Em síntese:
Investimento: 752.000 euros
Colaboradores em formação:70
Conclusão da 1ª fase (IA): junho de 2026
Conclusão do Datacenter: 2º semestre de 2026