Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APS e Repsol destacam Sines como polo estratégico na transição energética

 A Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A (APS) acolheu o evento “Rumo ao net zero: Sines e os caminhos para a descarbonização da indústria”, promovido pela Fundação Repsol.

O evento contou com a presença do Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, o Presidente da Repsol, Antonio Brufau, os Presidentes da Câmara Municipal de Sines, Álvaro Beijinha e de Santiago do Cacém, Bruno Pereira, bem como diversas entidades e especialistas que debateram a importância da transição energética, descarbonização e inovação no setor petroquímico.

Numa conversa prévia ao evento, o Conselho de Administração da APS liderado por Pedro do Ó Ramos recebeu o Presidente da Repsol, Antonio Brufau, acompanhado pela respetiva comitiva. Este encontro permitiu alinhar a parceria estratégica entre a APS e a REPSOL, fundamental, tendo em conta o papel do polo industrial de Sines para a transição energética ibérica e europeia. Foi sublinhado o contributo dos projetos em curso, quer do lado do Porto de Sines, quer da Repsol, face ao cumprimento das metas de neutralidade carbónica estabelecidas pela União Europeia, salientando-se ainda o papel da Repsol enquanto concessionária do Terminal Petroquímico de Sines, fator que consolida a posição do porto como plataforma de referência na descarbonização da indústria.

Sines afirma-se, assim, como motor da descarbonização industrial, com uma capacidade portuária de excelência e uma plataforma industrial diversificada com uma visão estratégica orientada para a sustentabilidade e competitividade no contexto da transição energética europeia.