Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto de Lisboa testa resposta a cenários de ameaça em exercício anual de segurança
O Porto de Lisboa realizou no dia 18 o seu exercício anual de proteção e segurança, no âmbito do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS), numa operação de grande dimensão que envolveu todas as instalações portuárias e a mobilização alargada das principais autoridades com responsabilidades na área da segurança marítima e portuária.
A iniciativa contou com o envolvimento ativo da equipa da APL - Administração do Porto de Lisboa, em estreita articulação com a Capitania do Porto de Lisboa e a Polícia Marítima, a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Polícia Judiciária (PJ), o Serviço de Informações de Segurança (SIS) e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), entre outras entidades.
Esta cooperação interinstitucional permitiu testar procedimentos, fluxos de comunicação e processos de tomada de decisão em cenários complexos e exigentes.
Um dos cenários simulados teve como elemento central o sequestro de um navio da Transtejo/Soflusa, situação com potenciais impactos relevantes na segurança de toda a área portuária do Porto de Lisboa. O exercício destacou o papel estratégico da Transtejo/Soflusa enquanto operador essencial no estuário do Tejo, bem como a importância da sua integração plena nos mecanismos de prevenção, resposta e gestão de situações de risco elevado.
A realização deste exercício permitiu avaliar a eficácia dos planos de proteção em vigor, reforçar a articulação operacional entre entidades e contribuir para o contínuo reforço da segurança das infraestruturas, dos operadores e dos milhares de utilizadores que diariamente circulam na área de jurisdição do Porto de Lisboa.
Com a realização regular destes exercícios, a APL reafirma o seu compromisso com os mais elevados padrões de segurança e proteção, em alinhamento com as melhores práticas nacionais e internacionais, garantindo a resiliência e a confiança do sistema portuário.
A APL deixa ainda um agradecimento especial à Transtejo/Soflusa e a todas as entidades envolvidas pela colaboração, profissionalismo e elevado sentido de missão demonstrados ao longo do exercício.
