Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa testa resposta a cenários de ameaça em exercício anual de segurança

 O Porto de Lisboa realizou no dia 18 o seu exercício anual de proteção e segurança, no âmbito do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS), numa operação de grande dimensão que envolveu todas as instalações portuárias e a mobilização alargada das principais autoridades com responsabilidades na área da segurança marítima e portuária.

A iniciativa contou com o envolvimento ativo da equipa da APL - Administração do Porto de Lisboa, em estreita articulação com a Capitania do Porto de Lisboa e a Polícia Marítima, a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Polícia Judiciária (PJ), o Serviço de Informações de Segurança (SIS) e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), entre outras entidades.

Esta cooperação interinstitucional permitiu testar procedimentos, fluxos de comunicação e processos de tomada de decisão em cenários complexos e exigentes.

Um dos cenários simulados teve como elemento central o sequestro de um navio da Transtejo/Soflusa, situação com potenciais impactos relevantes na segurança de toda a área portuária do Porto de Lisboa. O exercício destacou o papel estratégico da Transtejo/Soflusa enquanto operador essencial no estuário do Tejo, bem como a importância da sua integração plena nos mecanismos de prevenção, resposta e gestão de situações de risco elevado.

A realização deste exercício permitiu avaliar a eficácia dos planos de proteção em vigor, reforçar a articulação operacional entre entidades e contribuir para o contínuo reforço da segurança das infraestruturas, dos operadores e dos milhares de utilizadores que diariamente circulam na área de jurisdição do Porto de Lisboa.

Com a realização regular destes exercícios, a APL reafirma o seu compromisso com os mais elevados padrões de segurança e proteção, em alinhamento com as melhores práticas nacionais e internacionais, garantindo a resiliência e a confiança do sistema portuário.

A APL deixa ainda um agradecimento especial à Transtejo/Soflusa e a todas as entidades envolvidas pela colaboração, profissionalismo e elevado sentido de missão demonstrados ao longo do exercício.