Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO «SANTA MARIA MANUELA»

UM NAVIO NASCE DE UM CASCO

 O Santa Maria Manuela sofreu uma série de mudanças estruturais ao longo dos anos, desde a remoção dos mastros até à instalação de uma ponte de navegação. O navio seguiu a evolução dos tempos que ditaria o fim da pesca por linha e dos doris.

Em 1993, o navio foi considerado obsoleto, foi desmontado e apenas permaneceu o casco em aço. No ano seguinte, foi criada a Fundação Santa Maria Manuela, um projeto que reuniu 17 instituições sob um único objetivo: recuperar o navio. Mas só em 2007, após o casco ter sido comprado pela empresa Pascoal, é que começaria a renovação. Este projeto levou quatro anos a terminar.

Em 10 de Maio de 2010, no seu 73º aniversário, o SMM aproximou-se do porto de Aveiro com as suas velas içadas, o casco pintado de branco e atracou no seu novo cais na Gafanha da Nazaré (onde está sediada a empresa Pascoal). Este foi o primeiro dia da nova vida deste navio.

Em Novembro de 2016, o Santa Maria Manuela foi comprado pela empresa Recheio, pertencente ao Grupo Jerónimo Martins. Após uma maior modernização, o SMM encontra-se hoje em excelentes condições e é utilizado para turismo marítimo, formação de velejadores, programas empresariais de desenvolvimento de equipas, eventos no convés, cenários cinematográficos e programas ambientais.