Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO «SANTA MARIA MANUELA»
Os barcos Dori
No convés do Santa Maria Manuela seguiam dezenas de barcos dori - pequenos barcos rasos. Estes navios só eram colocados sobre as águas, depois do capitão ter verificado as condições necessárias e dado a ordem: "Baixemos estas embarcações e que Deus esteja connosco".
Cada barco dori transportava um pescador. Depois de pousar nos mares gelados, cada homem seguia o seu próprio destino com a ajuda de lemes ou de uma pequena vela. Por vezes navegavam a milhas de distância do SMM e desapareciam no meio do forte nevoeiro. Os pescadores passavam 13 horas consecutivas nos barcos dory e lançavam centenas de metros de linha com anzóis e isco para a água.
Se tudo corresse bem, um único pescador poderia pescar meia tonelada de bacalhau. Há relatos de barcos dori que afundaram com o excesso de peso, tal foi a vontade e entusiasmo dos pescadores. Ao regressarem a bordo, os homens jantavam - sopa, peixe e uma caneca de vinho - e passaram a escalar e a salgar o bacalhau.
O SMM só regressaria a casa quando os porões do navio estivessem cheios de peixe. "O momento em que a bandeira nacional era içada e começava a viagem de regresso para Portugal, era o dia mais feliz a bordo", recorda o comandante, Vitorino Ramalheira.

