Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
MADEIRA
APRAM lança sistema digital que revoluciona a gestão de reservas de cais
É mais um passo concreto no caminho da digitalização e desmaterialização de processos. A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), empresa tutelada pela Secretaria Regional da Economia, está na fase final do desenvolvimento de uma nova Plataforma de Gestão de Reserva de Cais para escalas de navios de cruzeiro.
A nova solução, totalmente digital, representa um conjunto de vantagens ao nível da eficiência, da transparência, da comunicação e da segurança de dados, quer para a APRAM, quer para os agentes de navegação que passam a dispor de um canal único para solicitar as reservas de cais para os navios de cruzeiros.
“Com esta nova ferramenta a APRAM pretende aumentar a eficiência do processo, que até agora era efetuado de forma avulsa e em papel”, adianta a presidente do conselho de administração dos Portos da Madeira, Paula Cabaço, destacando o “reforço da transparência” como uma das grandes mais-valias da plataforma. “Todo o processo de reserva de cais, passa a ser rastreável e auditável, desde o início do pedido até à decisão final”, explicou Paula Cabaço, que apresentou o novo sistema de reservas durante o XI Congresso da AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, que decorreu no início desta semana em Almancil.
A plataforma de gestão de reservas foi bastante elogiada pelos agentes de navegação, que veem nesta solução uma “ferramenta facilitadora” do trabalho. Despertou também o interesse de outros portos presentes no evento. “Neste momento, estamos a gerir 977 reservas de cais para navios de cruzeiro, num horizonte que vai até ao final de 2029. Tudo de forma manual e sem recurso a qualquer ferramenta digital”, enquadra a presidente da APRAM. Este instrumento vem disponibilizar um conjunto adicional de funcionalidades a toda a comunidade portuária (Port Community System), através da partilha sincronizada da informação relativa à reserva e ao respetivo planeamento operacional.
Durante a época alta de cruzeiros, os Portos da Madeira chegam a receber mais pedidos de reserva de cais do que lugares disponíveis, e esta plataforma vai reforçar a transparência de todo o processo de decisão junto das companhias de cruzeiro. “Não gostamos, nem queremos recusar reservas, mas por vezes por falta de espaço somos obrigados, e este sistema vai ajudar neste processo de comunicação com as companhias”, diz Paula Cabaço, realçando o papel da plataforma na consolidação do modelo digital do porto.”
O valor do investimento da APRAM é de 41,250 mil euros, enquadrados no Projeto P4.14 - Criação de Port Community System, Subinvestimento C19-i05.01 - Transição Digital da Administração Pública da RAM- DRI no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
