Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Programa Crescimento Azul com mais de 57 milhões de euros em novo ciclo dos EEA Grants
A DGPM - Direção-Geral de Política do Mar volta a assumir o papel de operador do programa Crescimento Azul no âmbito do novo Mecanismo Financeiro dos EEA Grants Portugal 2021-2028.
Dos 126 milhões de euros alocados a Portugal neste novo ciclo de financiamento, 57.6 milhões de euros destinam-se ao programa Crescimento Azul e serão atribuídos a projetos com impacto na Economia Azul Portuguesa, enquadrados em três áreas programáticas:
🌱 Negócios Verdes e Inovação
🔬 Investigação e Inovação
🌊 Educação, Formação e Emprego Jovem
Neste novo ciclo, a DGPM contará com a colaboração de parceiros nacionais - FCT, ANI e Erasmus+ Portugal - e com cinco parceiros internacionais provenientes dos países doadores.
O lançamento oficial aconteceu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, num evento que apresentou as diferentes áreas temáticas, objetivos, montantes disponíveis e novos operadores e parceiros dos vários programas.
Durante o painel dedicado à visão dos operadores de programa, a Diretora-Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva, sublinhou que o Programa Crescimento Azul simboliza muito mais do que um instrumento financeiro, pois representa "um compromisso com a sustentabilidade, a inovação, o conhecimento e com as pessoas, que reafirma o papel de Portugal como líder europeu na Economia Azul". E concluiu afirmando que "juntos continuaremos a construir um futuro mais sustentável, mais verde e mais azul, onde o mar continue a ser, como sempre foi, a nossa maior oportunidade”.
