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Portos de Lisboa e de Setúbal reafirmam compromisso com o desenvolvimento da náutica de recreio
Os Portos de Lisboa e de Setúbal marcaram presença no 1.º Congresso Náutico Internacional, uma iniciativa organizada pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, através da sua Divisão da Náutica, que reuniu em Mafra um vasto conjunto de especialistas e entidades ligadas ao setor marítimo-portuário e à náutica de recreio.
No II Painel – “Infraestruturas Náuticas: Desafios e Oportunidades”, os Portos de Lisboa e de Setúbal estiveram em destaque ao partilhar a sua visão sobre o papel das infraestruturas náuticas no desenvolvimento económico e territorial, bem como sobre a importância de uma estratégia nacional integrada para o setor.
O Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa e de Setúbal, Vítor Caldeirinha, sublinhou que Portugal possui uma base sólida de cerca de 13 mil amarrações, que os estuários do Tejo e do Sado oferecem cerca de 25% destas amarrações e parqueamento a seco junto à água, mas que é essencial ampliar e modernizar a oferta, garantindo a sustentabilidade, eficiência e integração das infraestruturas náuticas no tecido urbano e portuário. Defendeu ainda a necessidade de maior articulação entre entidades locais, regionais e nacionais, bem como de uma política de promoção internacional coesa, capaz de posicionar o país como destino náutico de referência no Atlântico.
Vítor Caldeirinha destacou o potencial de crescimento da náutica de recreio nos próximos anos, sublinhando que «é possível aumentar em 50% a oferta náutica, através de investimentos e concessões privadas que valorizem o território e promovam a integração com as comunidades locais, cumprindo as eventuais limitações das autoridades e o ordenamento do território.»
O Presidente da APL e APSS reforçou ainda que a “Estratégia Portos 5+” tem também como um dos seus objetivos, o alavancar do desenvolvimento das infraestruturas náuticas, promovendo a entrada de capitais privados, o reforço da qualidade dos equipamentos e a democratização do acesso, sem criar espaços exclusivos, mas sim infraestruturas abertas, sustentáveis e integradas com o tecido económico e social.
As marinas e postos de amarração foram apresentados como ecossistemas económicos dinâmicos, geradores de emprego, investimento e inovação, e com capacidade de se afirmarem como polos de desenvolvimento regional.
A participação dos Portos de Lisboa e de Setúbal neste congresso reforça o compromisso conjunto das duas administrações portuárias com a promoção da náutica de recreio e com o desenvolvimento sustentável do setor marítimo português, contribuindo para a consolidação de Portugal como referência atlântica na náutica de recreio e no turismo náutico.
O evento constituiu uma importante plataforma de debate e partilha de conhecimento sobre os principais desafios e oportunidades da náutica em Portugal, contando com a participação de oradores de reconhecido prestígio nacional e internacional.

