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Notícias

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

A construção da Doca 1 do Porto de Leixões

 Em 1906, a Companhia das Docas e Caminhos de Ferro Peninsulares, concessionária desde 1889 da construção e exploração do porto de abrigo de Leixões, confiou ao engenheiro Adolfo Loureiro e ao seu colaborador engenheiro Santos Viegas o encargo de organizar o projeto do porto comercial de Leixões. É a esse projeto, datado de 1908, que pode atribuir-se, certamente, o que trinta anos mais tarde resultou na DOCA n.º 1 do Porto de Leixões.

Muitos notáveis engenheiros desenvolveram projetos alternativos para novas docas e terraplenos, tendo então surgido em 1931 o concurso para a Doca n.º 1, segundo projeto da Direção Técnica da APDL. A obra foi adjudicada em 1932, pelo valor global de 38 632 546$00, à Sociedade Metropolitana de Construção de Barcelona, que posteriormente foi transformada em Sociedade Construtora da Doca.

A Doca 1 ocupa o antigo leito do rio Leça e os seus muros-cais assentam numa grande extensão de rocha natural existente junto às margens, mas em alguns pontos essa rocha encontra-se a grande profundidade e por isso foi necessário construir um muro de arcadas, cujos pilares foram levados até 25 metros abaixo do nível do zero hidrográfico, com o auxílio de caixões de ar comprimido.

A inauguração Doca 1 Norte do Porto de Leixões foi a 4 de julho de 1940, com a entrada festiva do aviso da armada de Bartolomeu Dias . A noticia deste momento foi publicada no jornal "O Comércio de Leixões" de 07 de julho de 1940.

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