Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APS defende elaboração de «master plan» para Sines

 O Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), Pedro do Ó Ramos, participou no XI Congresso da AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, integrado no painel “Os Portos Portugueses e o Mar”, que reuniu os presidentes das administrações portuárias nacionais.

Na sua intervenção, Pedro do Ó Ramos sublinhou a necessidade de um planeamento estratégico integrado para Sines, capaz de dar resposta à dimensão excecional dos investimentos previstos para a região, estimados em cerca de 24 mil milhões de euros.

«Sines está a fervilhar. Temos de planear o seu futuro de forma estruturada, com uma visão integrada que vá além da habitação. O desafio é garantir um enquadramento territorial e social que acompanhe os investimentos, criando condições para o desenvolvimento económico e humano. Não podemos perder tempo neste planeamento» referiu o Presidente da APS.

O Presidente do Porto de Sines destacou os projetos industriais, energéticos e logísticos atualmente em curso e em fase de captação, abrangendo áreas como o hidrogénio verde, o aço verde, os combustíveis sustentáveis e a transição digital do setor portuário.

Pedro do Ó Ramos tem vindo a defender que esta vaga de investimento exige um “master plan” para Sines, que articule as dimensões portuária, urbana, habitacional e ambiental, assegurando que o crescimento económico se traduz em valor sustentável para o território e para o país.

Durante a sua intervenção no XI Congresso da AGEPOR, o Presidente da APS destacou igualmente os projetos previstos para Sines, no âmbito do Plano Portos 5+, e que envolvem, nomeadamente, a Expansão do Terminal XXI e lançamento do novo Terminal Vasco da Gama, a melhoria das acessibilidades ferroviárias e rodoviárias ao Porto de Sines, bem como o reforço da capacidade operacional ao nível do LNG, no que diz respeito ao abastecimento de navios e de projetos de combustíveis verdes (metanol e amónia), entre outros.

Por fim, Pedro do Ó Ramos referiu o trabalho em curso nos portos do Algarve, com particular enfoque em Faro e Portimão. Em Faro, salientou que vai retomar o processo de transferência de competências para o Município com o novo executivo que tomou posse esta semana, enquadrado na estratégia nacional de integração porto-cidade, visando a requalificação de áreas sem vocação portuária e a melhoria da articulação urbana.

Já em Portimão, anunciou o aumento de cerca de 40% no número de passageiros de cruzeiros desembarcados em 2025, resultado do reforço das operações e da colaboração institucional com a Câmara Municipal. A APS vai investir na melhoria das acessibilidades marítimas e nas dragagens, potenciando o desenvolvimento económico e turístico da região.