Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
|  | 
Porto de Sines reforça posicionamento na China
 O Porto de Sines participou na 2ª Edição da C-PLPEX – China Portuguese Speaking Countries Economic and Trade Expo, uma iniciativa realizada em simultâneo com a 30ª  Feira Internacional de Macau, e que decorreu entre os dias 22 e 25 de outubro.
Sob o tema “Criar Novas Oportunidades de Cooperação com Base no Novo Padrão de Desenvolvimento”, o evento centrou-se em diversos setores empresariais e da indústria, desde a transição energética e novos combustíveis, digitalização e inovação, Economia Azul, setor agroalimentar, comércio eletrónico internacional e outros serviços, tendo como principal objetivo promover as empresas e produtos dos países de língua portuguesa no mercado Chinês, no sentido de reforçar o relacionamento comercial e institucional entre os países da lusofonia e a República Popular da China.
Jaime Puna, Membro do Conselho de Administração da APS, integrou a comitiva portuguesa, tendo tido oportunidade de apresentar os principais projetos dos Portos de Sines e do Algarve no que diz respeito à transição energética e à sua descarbonização, com vista à sustentabilidade ambiental, tendo ainda realçado o papel fundamental da Agenda NEXUS na implementação do roadmap para a inovação em curso no Porto de Sines. Elencou ainda as potencialidades que resultam da expansão dos terminais portuários, tendo destacado a importância para o contexto internacional da descarbonização, da construção do futuro terminal de Gases Criogénicos Liquefeitos, que potenciará o estabelecimento de novos corredores verdes marítimos com os portos da Europa e, potencialmente, da Ásia.
Com metas bem definidas, o Porto de Sines caminha no sentido de atingir a autossuficiência energética em 2045, altura em que toda a área de jurisdição da APS será fornecida por energia verde totalmente produzida na zona portuária. Já no que diz respeito à inovação e digitalização, e no âmbito da Agenda NEXUS, a APS lidera um consórcio que desenvolve aplicações e serviços que se colocam ao serviço da descarbonização de toda a cadeia logística.
 
  
                     
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                