Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines reforça posicionamento na China

 O Porto de Sines participou na 2ª Edição da C-PLPEX – China Portuguese Speaking Countries Economic and Trade Expo, uma iniciativa realizada em simultâneo com a 30ª Feira Internacional de Macau, e que decorreu entre os dias 22 e 25 de outubro.

Sob o tema “Criar Novas Oportunidades de Cooperação com Base no Novo Padrão de Desenvolvimento”, o evento centrou-se em diversos setores empresariais e da indústria, desde a transição energética e novos combustíveis, digitalização e inovação, Economia Azul, setor agroalimentar, comércio eletrónico internacional e outros serviços, tendo como principal objetivo promover as empresas e produtos dos países de língua portuguesa no mercado Chinês, no sentido de reforçar o relacionamento comercial e institucional entre os países da lusofonia e a República Popular da China.

Jaime Puna, Membro do Conselho de Administração da APS, integrou a comitiva portuguesa, tendo tido oportunidade de apresentar os principais projetos dos Portos de Sines e do Algarve no que diz respeito à transição energética e à sua descarbonização, com vista à sustentabilidade ambiental, tendo ainda realçado o papel fundamental da Agenda NEXUS na implementação do roadmap para a inovação em curso no Porto de Sines. Elencou ainda as potencialidades que resultam da expansão dos terminais portuários, tendo destacado a importância para o contexto internacional da descarbonização, da construção do futuro terminal de Gases Criogénicos Liquefeitos, que potenciará o estabelecimento de novos corredores verdes marítimos com os portos da Europa e, potencialmente, da Ásia.

Com metas bem definidas, o Porto de Sines caminha no sentido de atingir a autossuficiência energética em 2045, altura em que toda a área de jurisdição da APS será fornecida por energia verde totalmente produzida na zona portuária. Já no que diz respeito à inovação e digitalização, e no âmbito da Agenda NEXUS, a APS lidera um consórcio que desenvolve aplicações e serviços que se colocam ao serviço da descarbonização de toda a cadeia logística.