Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Estação de Passageiros no Porto de Leixões Classificada como Monumento de Interesse Municipal

A Estação de Passageiros no Porto de Leixões, localizada em Leça da Palmeira, foi classificada como Monumento de Interesse Municipal.

A decisão final foi aprovada pela Câmara Municipal de Matosinhos em reunião ordinária, concluindo o procedimento iniciado em abril de 2024, cuja abertura tinha sido formalizada em 24 de janeiro do mesmo ano.

O edifício, situado na Avenida Dr. Antunes Guimarães, foi construído em 1955, da autoria do arquiteto Francisco Figueiredo (Tito Figueiredo), em colaboração com o arquiteto Fernando Távora. Inaugurado em 1961, é de madeira, ocupa cerca de 840 metros quadrados e apresenta uma forma que remete para um casco de navio.

Segundo a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a Estação não impõe limite ao número de passageiros em trânsito e tem capacidade para 750 em turnaround (embarque e desembarque).

A classificação como Monumento de Interesse Municipal garante ao edifício proteção contra demolição ou alteração, acesso a fundos públicos destinados a restauro e conservação, bem como benefícios fiscais, incluindo isenção de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis).