Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
CRUZEIROS
«MSC Virtuosa» traz mais de 6.500 pessoas ao Funchal
Foram 6.545 pessoas que o MSC Virtuosa trouxe quinta-feira ao Funchal. O navio, agenciado pela JFM Shipping entrou no porto às sete horas, proveniente de Lisboa. A bordo, este gigante italiano dos mares transporta 4.868 passageiros e 1.677 tripulantes, para uma escala de aproximadamente 11 horas.
Prosseguiu viagem às 18 horas com destino ao porto de Las Palmas, nas ilhas Canárias. O navio, um dos mais recentes da frota da MSC, entrou ao serviço em 2021, e está a realizar um cruzeiro de 12 dias, que começou a 4 de outubro em Southampton, Reino Unido. Daí navegou para Lisboa, e agora Madeira. Depois de Las Palmas, seguem-se paragens em Santa Cruz de Tenerife, Arrecife (ambos nas Canárias), Vigo (Espanha) e por fim Southampton.
O Virtuosa, que tem o MSC Grandiosa e o MSC Euribia como navios irmãos, é um produto dos estaleiros franceses de Chantiers de l’Atlantique e custou 770 milhões de euros. Foi projetado para receber até 6.334 passageiros e 1.704 tripulantes. Tem 2.241 cabines e 18 decks.
Nesta viagem, é comandado pelo italiano Pietro Paolo Maresca, e é o primeiro dos quatro navios do grupo MSC que visita este mês a Madeira. Segue-se o MSC Preziosa, já na segunda-feira (dia 13) e depois o MSC Divina (dia 26). O último é o Explora I, que pertence ao segmento de luxo da MSC Cruzeiros, a marca Explora Journeys