Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Com recepção do navio «SHUN FU DA» no Porto de Leixões

Grupo ETE reforça liderança em operações portuárias de alta complexidade

 O Grupo ETE, referência nacional em operações portuárias, demonstrou mais uma vez a sua capacidade de gestão em operações de elevada complexidade ao assegurar, através da sua participada TCGL, a eficiente descarga do navio SHUN FU DA no Porto de Leixões (APDL). Esta operação, realizada no dia 30 de setembro, enquadra-se na estratégia do Porto de Leixões de receber navios com novas dimensões, reforçando o papel do porto como plataforma logística de excelência ao serviço da economia nacional e internacional.

Operação SHUN FU DA: eficiência e precisão ao serviço da cadeia de valor

O navio SHUN FU DA, agenciado pela ICC – Navegação, parceira do Grupo ETE, transportou um lote de 3.550 toneladas de produtos siderúrgicos, maioritariamente bobinas/coils de aço, provenientes da China e de Taiwan. Com destino subsequente à Bélgica e Polónia, esta escala em Leixões destaca-se não só pela dimensão da operação, mas também pela sua relevância estratégica para o setor metalomecânico português.
O TCGL, empresa do Grupo ETE, assumiu a responsabilidade pelo planeamento e execução da operação de descarga, garantindo elevados padrões de eficiência e segurança. Cada bobina descarregada apresenta um peso entre 12 e 20 toneladas, exigindo uma logística especializada e precisão técnica em toda a operação.
Por sua vez, esta nova dimensão de navios no Porto de Leixões, permite explorar novas oportunidades, para abastecer de forma mais sustentável, a economia nacional.
Características técnicas do SHUN FU DA e a importância da classe Kamsarmax
O SHUN FU DA é um navio graneleiro do tipo Kamsarmax, com 229 metros de comprimento e 32,26 metros de boca. Esta tipologia de navios destaca-se pelo seu equilíbrio entre dimensão e capacidade, permitindo transportar grandes volumes de carga seca sem restrições de acesso aos principais portos mundiais.

Contributo direto para a indústria nacional

As 3.550 toneladas de bobinas descarregadas destinam-se ao abastecimento de cinco empresas nacionais do setor metalomecânico. Este aço será transformado em produtos acabados, que posteriormente serão reintroduzidos nos mercados nacional e internacional, reforçando a competitividade da indústria portuguesa e a sua capacidade exportadora.

Inovação, sustentabilidade e compromisso com a excelência
“O TCGL, como parte do Grupo ETE, através da sua aposta constante em inovação tecnológica, eficiência operacional e práticas sustentáveis, reafirma o seu compromisso com a excelência nas operações portuárias, com mais uma operação realizada com sucesso. Também, a colaboração com o Porto de Leixões (APDL) e os seus parceiros estratégicos, como a ICC – Navegação, permitiu responder de forma ágil e eficaz a mais um desafio, sendo esta operação vista com mais um motor para a promoção do desenvolvimento económico e industrial do país.”, afirma Nuno Lopes, Diretor Geral do TCGL.