Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Com recepção do navio «SHUN FU DA» no Porto de Leixões
Grupo ETE reforça liderança em operações portuárias de alta complexidade
O Grupo ETE, referência nacional em operações portuárias, demonstrou mais uma vez a sua capacidade de gestão em operações de elevada complexidade ao assegurar, através da sua participada TCGL, a eficiente descarga do navio SHUN FU DA no Porto de Leixões (APDL). Esta operação, realizada no dia 30 de setembro, enquadra-se na estratégia do Porto de Leixões de receber navios com novas dimensões, reforçando o papel do porto como plataforma logística de excelência ao serviço da economia nacional e internacional.
Operação SHUN FU DA: eficiência e precisão ao serviço da cadeia de valor
O navio SHUN FU DA, agenciado pela ICC – Navegação, parceira do Grupo ETE, transportou um lote de 3.550 toneladas de produtos siderúrgicos, maioritariamente bobinas/coils de aço, provenientes da China e de Taiwan. Com destino subsequente à Bélgica e Polónia, esta escala em Leixões destaca-se não só pela dimensão da operação, mas também pela sua relevância estratégica para o setor metalomecânico português.
O TCGL, empresa do Grupo ETE, assumiu a responsabilidade pelo planeamento e execução da operação de descarga, garantindo elevados padrões de eficiência e segurança. Cada bobina descarregada apresenta um peso entre 12 e 20 toneladas, exigindo uma logística especializada e precisão técnica em toda a operação.
Por sua vez, esta nova dimensão de navios no Porto de Leixões, permite explorar novas oportunidades, para abastecer de forma mais sustentável, a economia nacional.
Características técnicas do SHUN FU DA e a importância da classe Kamsarmax
O SHUN FU DA é um navio graneleiro do tipo Kamsarmax, com 229 metros de comprimento e 32,26 metros de boca. Esta tipologia de navios destaca-se pelo seu equilíbrio entre dimensão e capacidade, permitindo transportar grandes volumes de carga seca sem restrições de acesso aos principais portos mundiais.
Contributo direto para a indústria nacional
As 3.550 toneladas de bobinas descarregadas destinam-se ao abastecimento de cinco empresas nacionais do setor metalomecânico. Este aço será transformado em produtos acabados, que posteriormente serão reintroduzidos nos mercados nacional e internacional, reforçando a competitividade da indústria portuguesa e a sua capacidade exportadora.
Inovação, sustentabilidade e compromisso com a excelência
“O TCGL, como parte do Grupo ETE, através da sua aposta constante em inovação tecnológica, eficiência operacional e práticas sustentáveis, reafirma o seu compromisso com a excelência nas operações portuárias, com mais uma operação realizada com sucesso. Também, a colaboração com o Porto de Leixões (APDL) e os seus parceiros estratégicos, como a ICC – Navegação, permitiu responder de forma ágil e eficaz a mais um desafio, sendo esta operação vista com mais um motor para a promoção do desenvolvimento económico e industrial do país.”, afirma Nuno Lopes, Diretor Geral do TCGL.