Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Cruzeiros: 11 mil pessoas no Porto do Funchal

 São mais de 11 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, que o Terminal de Cruzeiros do Porto do Funchal movimentou quarta-feira. Os dois navios, o Iona e o Ventura, chegaram ao início da manhã ambos do porto britânico de Southampton, e prosseguiram viagem ao final da tarde rumo a Canárias.

O Iona, com 5.314 passageiros e 1.714 tripulantes a bordo, entrou no Porto do Funchal às 6:15 horas e tem a partida prevista para as 16:30 horas, com destino a Santa Cruz de Tenerife. Está a realizar uma viagem de 14 noites, que começou a 20 de setembro, precisamente em Southampton, e depois do Funchal e de Santa Cruz de Tenerife, vai visitar Las Palmas de Gran Canaria, Arrecife, Cadiz, Vigo e La Corunha antes de terminar a viagem em Southampton no dia 4 de outubro.

O comandante é o britânico Andrew John Wolverson e navio é agenciado pela Blatas, tal como o Ventura, que navega com 4.160 pessoas a bordo: 2.980 passageiros e 1.180 tripulantes.

Também a realizar um cruzeiro de 14 noites, com início e fim em Southampton, o Ventura entrou na baía do Funchal às 5:30 hora e prossegue viagem às 17 horas, em direção a Santa Cruz de La Palma. Tem escalas previstas em Santa Cruz de Tenerife, Las Palmas de Gran Canaria, Arrecife, Cadiz e La Corunha.

O navio, comandado pelo britânico James Alexander Brown, tem cerca de 17 anos, tendo sido construído em 2008 nos estaleiros de Fincantieri, em Itália. Custou na altura cerca de 650 milhões de euros, tendo sido projetado para receber até 3.727 passageiros e 1.250 tripulantes. Foi remodelado em 2018 e tem prevista nova intervenção no próximo ano.

Bem mais recente, o Iona, foi lançado ao mar em 2021. Construído pelos estaleiros alemães da Meyer Werft, custou 700 milhões de euros à Canival, que o opera através da P&O Cruises. Tem capacidade total para acomodar até 6.264 passageiros e 1.762 tripulantes, e foi, já este ano, alvo de uma pequena remodelação.

A próxima escala de cruzeiros na Madeira está prevista para próxima sexta-feira, dia 26, com o Scenic Eclipse, que está a realizar um cruzeiro entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Traz a bordo 112 passageiros e 189 tripulantes.