Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
«Allura» traz perto de 1.900 pessoas na escala inaugural no Funchal
O navio de cruzeiro Oceania Allura entrou na manhã desta quinta-feira no Porto do Funchal para uma escala de 11 horas. A bordo, viajam 1.885 pessoas, 1.106 das quais passageiros, que estão a desfrutar de uma viagem 34 dias, começada a 27 de agosto, com partida em Civitavecchia, Roma, Itália, terminando em Nova Iorque a 30 de setembro,
Nesta escala inaugural no Funchal, o Allura é agenciado pela JFM Shipping, e tem o croata Leo Lujak como capitão.
Operado pela Oceania Cruises, uma marca da Norwegian Cruise Line, o navio foi construído este ano nos estaleiros de Fincatieri, em Génova, Itália, e depois de ter realizado a viagem inaugural em julho, está a realizar um cruzeiro de reposicionamento para os Estados Unidos.
Até chegar ao Funchal, passou pelos portos italianos de Salerno e Sicília, por La Valeta em Malta, visitou Espanha (Ibiza, Valência, Barcelona, Tarragona, Palma de Maiorca, Cartagena, Malaga e Cadiz), esteve em França (Marseila, duas vezes, e Cannes), parou em Monte Carlo, Gibraltar e Tanger (Marrocos), e passou por Portimão e Lisboa.
Prossegue viagem às 18 horas, rumo a Ponta Delgada, visitando depois a ilha do Faial antes de atravessar o Atlântico para o Canadá (St. Johns e Halifax) e Estados Unidos: Portland, Boston, Newport e finalmente Nova Iorque.
Com capacidade para receber até 1.469 passageiros e 800 tripulantes, o Allura tem três navios-irmãos (Vista, Marina e Riviera) e custou 575 milhões de euros.