Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos de Lisboa e Setúbal recebem visita da Coordenadora Europeia dos Assuntos Marítimos

 A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) receberam a visita da Coordenadora Europeia dos Assuntos Marítimos, Gesine Meissner.

Na sua missão a Lisboa, Gesine Meissner teve um encontro de trabalho com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, com membros da Administração dos Portos de Lisboa e Setúbal, e representantes da EMSA – Agência Europeia de Segurança Marítima.

Os principais tópicos da visita incluíram o papel e as oportunidades que o transporte marítimo de curta distância representa para Portugal, o desenvolvimento dos portos como clusters industriais e a estratégia Portugal "Portos 5+", recentemente apresentada pelo Governo.

Nas reuniões nos Portos de Lisboa e de Setúbal abordaram-se as ligações no hinterland, os projetos OPS, a digitalização e a intermodalidade — incluindo as ambições de divisão modal do Porto de Lisboa para 2027, nomeadamente o transporte por vias navegáveis interiores.

A Coordenadora Europeia dos Assuntos Marítimos visitou ainda o Terminal de Alcântara para ver os projetos de digitalização e modernização em curso.

Por seu lado, no Porto de Setúbal a visita incluiu um encontro com stakeholders da comunidade portuária, uma visita ao Terminal Roll-On Roll-Off, para apresentar desenvolvimentos futuros, tais como o terminal eólico offshore na LISNAVE e ETERMAR, os projetos de combustível verde industrial SAPEC, o abastecimento de GNL e a nova plataforma intermodal e rodoviária do mar.

Oportunidade para discutir os planos para desenvolver o porto como um cluster industrial e a sua contribuição para as cadeias de suprimento de energia renovável e o setor industrial marítimo, um tema vital para a competitividade europeia e a autonomia estratégica.