Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa cresce 2% na carga movimentada até julho de 2025

 O Porto de Lisboa encerrou os primeiros sete meses do ano com um resultado global positivo, registando um crescimento acumulado de 2% na carga total movimentada face ao período homólogo de 2024. Entre janeiro e julho, passaram pelo porto 6,64 milhões de toneladas, contra 6,51 milhões no mesmo período do ano anterior.

O desempenho deve-se em grande medida à carga geral, que totalizou 3,22 milhões de toneladas, traduzindo-se num crescimento expressivo de 9,27%. Neste segmento, a carga contentorizada ascendeu a mais de três milhões de toneladas, uma subida de quase 8% face a 2024, enquanto a carga fracionada quase duplicou o seu desempenho, atingindo 191 mil toneladas, mais 40,8% face ao período homólogo.

Os granéis sólidos, apesar de uma descida de 3,9% no acumulado, mantiveram-se num patamar relevante, registando mais de 2,61 milhões de toneladas movimentadas. Já os granéis líquidos tiveram uma ligeira contração de 4%, somando 811,4 mil toneladas.

O mês de julho revelou-se particularmente positivo para a atividade portuária em Lisboa. O total de carga movimentada neste mês ascendeu a mais de um milhão de toneladas, o que representa um crescimento homólogo de 7,35%.

Neste período, a carga geral aumentou 14,5%, ultrapassando as 497,3 mil toneladas, com destaque para a carga fracionada (+62,6%) e contentorizada (+11,9%). Os granéis líquidos também tiveram uma evolução muito favorável, crescendo 40%, para mais 147,3 mil toneladas.

Estes resultados confirmam a trajetória de recuperação e consolidação da atividade do Porto de Lisboa em 2025. O crescimento verificado na carga geral, em particular na movimentação da carga contentorizada, evidencia a confiança dos operadores, a eficiência da infraestrutura e a sua importância enquanto plataforma logística estratégica, quer a nível nacional, quer ibérico e europeu.