Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Açores recebem pela primeira vez o luxuoso cruzeiro Seven Seas Splendor
O arquipélago dos Açores registou no último fim de semana de agosto uma escala de destaque no sector de cruzeiros com a chegada do “Seven Seas Splendor”, considerado um dos navios mais luxuosos e exclusivos do mundo.
O paquete atracou no Terminal Marítimo das Portas do Mar, em Ponta Delgada, às 07h30 de sábado, 30 de agosto. A primeira visita à cidade da Horta decorreu domingo, 31 de agosto.
O navio realiza atualmente uma viagem transatlântica de 28 dias entre Barcelona e Nova Iorque, tendo partido da capital catalã a 23 de agosto e passado por vários portos espanhóis e pelo Funchal, antes de chegar aos Açores. Após a escala no arquipélago, seguirá para o Canadá e a costa leste dos Estados Unidos, concluindo a travessia a 19 de setembro.
Construído em 2020 nos estaleiros Fincantieri, em Itália, o navio possui 223 metros de comprimento e 56 mil toneladas de arqueação bruta, com 375 suítes com varanda privada e capacidade para 750 passageiros, apoiados por uma tripulação de 552 profissionais. O “Seven Seas Splendor” foi inaugurado em Miami, em julho de 2020, tendo como madrinha a ex-modelo Christie Brinkley.
A bordo, os passageiros encontram cerca de 2.500 obras de arte, incluindo peças originais de Picasso e Miró, além de materiais de luxo como mármores italianos, cristais de Murano, madeiras nobres e azulejaria de elevado valor, presentes nas áreas comuns, suítes e espaços de restauração.
Para a Portos dos Açores, S.A., a escala deste tipo de navio não só reforça a visibilidade internacional dos portos açorianos, como também consolida a Região como um destino de referência no segmento de cruzeiros de ultraluxo.