Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Governo aprova compensação à despesa em combustível para a retirada das artes de pesca

 Esta compensação visa apoiar pescadores e armadores pelo esforço adicional devido ao aumento dos custos de combustível causado pela retirada obrigatória das artes de pesca.
O apoio financeiro será atribuído por embarcação e classe de potência, mediante candidatura no Balcão Eletrónico do Mar até 30 de setembro de 2025.

Esta medida reforça o compromisso do Governo com a pesca sustentável, garantindo a preservação do ecossistema marinho e o desenvolvimento das comunidades costeiras.

O Governo vai conceder uma compensação financeira pelo aumento dos custos com combustível causado pela obrigação de retirar as artes de pesca do mar durante o período de defeso do polvo. Esta medida, de caráter excecional e temporário, foi aprovada por despacho conjunto do Ministro da Agricultura e Mar e da Ministra do Ambiente e Energia, e visa apoiar os pescadores e armadores pelo esforço adicional exigido.

O apoio financeiro, inserido no regime de auxílio de minimis, será atribuído através de montantes fixos por embarcação e classes de potência, mediante candidatura no Balcão Eletrónico do Mar até 30 de setembro de 2025, desde que os beneficiários estejam em situação tributária e contributiva regular. O financiamento desta medida será assegurado parcialmente pelo Fundo Azul, instrumento nacional de apoio à sustentabilidade da economia do mar e à proteção do meio marinho, reafirmando a prioridade do Governo na preservação dos ecossistemas e recursos marinhos.

O período de defeso do polvo está a ser cumprido pela primeira vez e implica a recolha obrigatória de todas as artes de pesca caladas no mar, em particular as armadilhas de abrigo (alcatruzes) e armadilhas de gaiola (covos). O caráter inédito da medida de defeso para o polvo, bem como a tipologia das embarcações tradicionalmente envolvidas nesta pescaria, exigem um esforço logístico e económico acrescido por parte dos pescadores e armadores, especialmente nas zonas costeiras mais dependentes desta espécie. Esta compensação reconhece esse esforço e reforça o compromisso do Governo com uma pesca sustentável e responsável.

O Governo apela a todos os profissionais do setor para que cumpram integralmente a orientação da remoção total das artes de pesca, sublinhando que esta é uma condição essencial para garantir a sustentabilidade do recurso, a preservação do ecossistema marinho e o desenvolvimento das comunidades costeiras.

fonte