Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Cátedra entre o Porto de Aveiro e a UA

 Já se iniciaram os trabalhos da cátedra não académica entre o CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, unidade de investigação da Universidade de Aveiro (UA), e o Porto de Aveiro. Esta iniciativa pioneira no contexto nacional visa aprofundar o conhecimento científico na interface entre a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento económico ligado ao setor portuário.

O desenvolvimento do Porto de Aveiro implica intervenções na melhoria das suas acessibilidades marítimas e infraestruturas portuárias. Estes projetos, a par dos efeitos esperados das alterações climáticas — como a subida do nível do mar, o aumento da erosão costeira ou o assoreamento — exigem um conhecimento aprofundado que permita compatibilizar o crescimento do Porto com a zona envolvente. Os trabalhos da Cátedra vão incidir, assim, sobre temas como a modelação hidrodinâmica, a avaliação dos impactes ambientais das operações portuárias e a sua adaptação às alterações climáticas, com especial atenção à Ria de Aveiro, um ecossistema classificado como Zona de Proteção Especial (ZPE).

Da Universidade de Aveiro espera-se, por isso, o desenvolvimento de modelos que simulem os processos hidrodinâmicos na Ria, como marés, padrões de ondulação em função do vento e correntes, bem como o acompanhamento dos projetos portuários, de modo a antecipar os eventuais impactes ambientais que possam resultar das obras de desenvolvimento do Porto de Aveiro.

A cátedra conta com a participação do investigador Américo Soares Ribeiro, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro/CESAM, tem uma duração de seis anos e é cofinanciada em 50% pela Administração do Porto de Aveiro. Esta cátedra insere-se no programa FCT–Tenure, que promove a contratação de investigadores em instituições científicas portuguesas em articulação com entidades não académicas, como é o caso da Administração do Porto de Aveiro.

A parceria entre a Universidade e o Porto reforça, desta forma, a importância da ligação entre a academia e a indústria, ao colocar o conhecimento científico ao serviço de soluções inovadoras que assegurem o equilíbrio entre o desenvolvimento económico e o aumento da resiliência climática da região.