Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

SS IDEAL X | O início da contentorização

 O primeiro navio porta-contentores comercial bem sucedido chamava-se Ideal X, e pertencia à Pan-Atlantic Steamship Company. Tratava-se de um antigo petroleiro de classe T-2, da segunda guerra mundial, chamado Potrero Hills, e foi reconvertido para o transporte de carga contentorizada.

A sua primeira viagem ocorreu a 26 de abril de 1956, tendo partido do Porto de Newark (Nova Iorque) para Houston (Texas), transportando 58 contentores de 35 pés (aproximadamente 10,7 m x 2,44 m x 2,44 m), vindos diretamente de camiões, e cerca de 15.000 toneladas de petróleo a granel. O transporte demorou menos de oito horas.

Antes do seu lançamento, o transporte demorava vários dias, e custava cerca de 5,83 USD por tonelada. O Ideal X reduziu este custo para menos de 0,16 USD por tonelada.