Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines presente na «X Grande Conferência» do Jornal da Economia do Mar

O Porto de Sines marcou presença, nos dias 14 e 15 de julho, no Centro Cultural de Cascais, na “X Grande Conferência” do Jornal da Economia do Mar, que teve como tema “Renascença Atlântica”. Durantes dois dias, especialistas de diversas áreas reuniram-se com o objetivo de debater e trocar ideias fundamentais para o futuro do setor marítimo.

Pedro do Ó Ramos, Presidente do Conselho de Administração da APS- Administração dos Portos de Sines e Algarve, SA, integrou um dos painéis como orador, destacando na sua intervenção o importante papel do Porto de Sines para a economia regional e nacional, tendo em conta os elevados índices de conectividade que oferece aos importadores e exportadores nacionais e Ibéricos, aliada ao trabalho em rede que tem vindo a ser desenvolvido junto da Comunidade Portuária e Logística de Sines, no sentido de potenciar o tráfego de e para o hinterland.

Por outro lado, Pedro do Ó Ramos alertou para os desafios impostos pelo Regime de Comércio de Emissões da União Europeia (ETS – Emissions Trading System), sobretudo face à concorrência dos portos do Norte de África, e apelou a uma ação global coordenada, com a Organização Marítima Internacional (IMO) como entidade essencial para garantir o equilíbrio da equação.

No âmbito do crescimento previsto para o porto e a sua região envolvente, Pedro do Ó Ramos destacou ainda a importância de um planeamento territorial adequado, mencionando os investimentos que a APS levará a cabo no âmbito da construção de fogos habitacionais, num montante estimado de cerca de 10 milhões de euros, assumindo-se a autoridade portuária como parte da solução para este problema estruturante da região de Sines.
No mesmo painel estiveram presentes, na qualidade de oradores, Andreia Ventura, António Belmar da Costa e Vítor Caldeirinha.

A participação do Porto de Sines nesta conferência reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação e as estratégicas de Portugal no setor marítimo. O evento contou com diversas apresentações de estudos de caso e debates que visam contribuir para o fortalecimento das relações comerciais e institucionais, promovendo simultaneamente o desenvolvimento sustentável e a inovação no setor marítimo português.