Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Alunos da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique visitam Porto de Sines
A Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS) recebeu a visita dos alunos das licenciaturas de Gestão Portuária, Transportes e Logística e Pilotagem, da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.
O Presidente do Conselho de Administração da APS, Pedro do Ó Ramos, destacou a importância da colaboração entre o Porto de Sines e a Escola Náutica, sublinhando ainda na sua intervenção o papel fundamental do porto no enriquecimento académico e na formação dos futuros profissionais da área, além de reforçar a essencial relação entre a academia e o setor portuário.
A visita teve como propósito dar a conhecer o Porto de Sines à comunidade estudantil, nomeadamente os diversos terminais da APS, proporcionando aos alunos uma maior proximidade ao setor portuário, constatando in loco como se processam as operações, nas diferentes infraestruturas visitadas.
Os alunos tiveram também a possibilidade de conhecer a nave logística da SITANK, localizado na ZAL (Zona de Atividades Logística do Porto de Sines), o Centro de Controlo de Tráfego (VTS) e visitar o Porto de Serviços, onde puderam vivenciar a experiência de embarcar num rebocador e numa lancha de pilotos.
Para além da visita aos terminais e zona de atividade logística, foram dados a conhecer aos estudantes os atuais projetos inovadores da APS, como a Agenda NEXUS, projeto que tem como principal objetivo promover a descarbonização do corredor logístico ao serviço do Porto de Sines.
Tiago Rangel, da MSC e Paulo Mestre, da REN Atlântico, também marcaram presença, apresentando o compromisso e responsabilidade das suas empresas no garantir da operacionalidade e resiliência da cadeia logística servida pelo Porto de Sines.
Esta visita foi possível graças a todos os parceiros envolvidos, com especial destaque para a PSA, MSC, REN Atlântico, BOLUDA, REBOPORT e SITANK.