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Portos do continente crescem em 2024 à «boleia» de Sines que consolidou titulo de maior Porto nacional

A atividade portuária teve um aumento dos movimentos em 2024 na ordem dos 6%, mostram os dados estatísticos mais recentes. De acordo com os dados provisórios das administrações portuárias, o sistema portuário português do continente registou um crescimento global de 6% no volume total de mercadorias movimentadas em 2024, atingindo os 88 milhões de toneladas, face aos 82,8 milhões de toneladas em 2023.

Em comunicado o Governo esclarece que “este aumento foi impulsionado, sobretudo, pelo desempenho do Porto de Sines, que cresceu
11%, na sequência do reforço do tráfego da rota do Cabo, consolidando a sua posição como o maior porto nacional com 54% do total movimentado. Trata-se de uma inversão da tendência de declínio do movimento dos portos portugueses nos últimos anos, desde 2016/2017, altura em que se registaram movimentos de 94 e 96 milhões de toneladas, respetivamente, depois de forte crescimento desde 2012.

No aumento de movimentos registados, destacam-se os seguintes aspetos: A carga geral fracionada cresceu 3%, ultrapassando os 5,7 milhões de toneladas, com o contributo de Leixões, Aveiro, Figueira da Foz e Setúbal; A carga geral contentorizada teve um desempenho positivo, com um aumento de 11%, superando as 37 milhões de toneladas. O destaque vai para Sines, que movimentou
mais de 23 milhões de toneladas, representando 62% do total deste tipo de carga. Os Granéis Sólidos registaram um ligeiro decréscimo, apesar de crescimentos nos portos da Figueira da Foz (+6%) e de Setúbal (+ cerca de 5%). Já os Granéis Líquidos apresentaram uma subida de 7%, totalizando quase 30 milhões de toneladas, com Sines na liderança com 81% da carga. Setúbal foi o porto que mais se destacou neste segmento com um crescimento de 43%.

O porto de Sines reafirma-se como o principal porto nacional, responsável por mais de metade (54%) da carga movimentada em 2024. Movimentou 47,8 milhões de toneladas, com crescimentos em quase todos os segmentos.

O movimento de contentores também subiu 11%, totalizando 3,3 milhões de TEU. O porto de Sines continua a liderar com 1,9 milhões de TEU, seguido de Leixões e Lisboa, e depois Setúbal.

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