Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines estreita relacionamento com Singapura

 O Porto de Sines esteve presente na 19ª Edição da Singapore Maritime Week, entre 24 e 28 de março, uma presença enquadrada na estratégia de promoção da Agenda NEXUS, naquele que é considerado o mais relevante evento internacional na área do shipping, onde se discutem as principais tendências e desafios no que diz respeito à digitalização e descarbonização do setor.

Em parceria com a ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, o principal objetivo desta participação foi o de reforçar os contactos já encetados em edições anteriores, primordialmente no que diz respeito à promoção internacional da Agenda NEXUS. Para além da APS, estiveram ainda presentes em Singapura alguns dos parceiros do projeto, nomeadamente a Universidade de Aveiro, Universidade de Évora e a Seapower.

Pelo segundo ano consecutivo, o Porto de Sines foi convidado a integrar um Table Top Exercise na área da Cibersegurança, uma iniciativa do MPA – Maritime and Port Authority of Singapore, onde participam alguns dos portos que se assumem como uma referência neste domínio, a nível internacional, tais como Hamburgo, Los Angeles, Long Beach e Barcelona. Esta participação enquadra-se na recente inauguração da Port Cyber Arena, um projeto inovador no setor marítimo-portuário, que dotará o Porto de Sines da capacitação necessária no sentido de potenciar a ciber resiliência e resposta a ciber ataques, constituindo-se este projeto como uma ferramenta ao serviço do setor portuário e da logística nacional.

De destacar na edição deste ano, a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, que integrou o painel subordinado ao tema Navigating Global Maritime Trends, onde participaram ainda ministros congéneres da França, Países Baixos, Índia e Noruega. Paralelamente à realização do evento, o Secretário de Estado das Infraestruturas foi ainda recebido na PSA International, grupo ao qual pertence a PSA Sines, concessionária do Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, tendo sido acompanhado pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, Pedro do Ó Ramos, bem como pelos presidentes da APDL João Neves, e da APL e APSS, Carlos Correia. Durante a visita, houve espaço para o reforço do relacionamento institucional entre Portugal, nomeadamente Sines, e a PSA International, que aproveitou o ensejo para apresentar alguns dos projetos futuros.

A presença de Portugal num evento que reúne os principais players internacionais, naquele que é, a nível internacional o hub tecnológico por excelência na indústria do shipping vem reforçar o posicionamento do nosso país no setor, sendo que, no caso específico de Sines, contribui para o cumprimento da estratégia de internacionalização do porto e da Agenda NEXUS. De realçar ainda que Singapura se afirma como o principal hub de green bunkering a nível internacional, segmento com elevado potencial para o Porto de Sines, tendo em conta o processo de descarbonização e transição energética do porto, a par dos investimentos em curso na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines na área dos novos combustíveis, tais como a amónia verde, e-metanol ou Hidrogénio Verde.