Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Investimento de 15 milhões de euros

Bolieiro inaugura obra de reabilitação do Porto das Lajes do Pico

 O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu à inauguração da obra de reparação do molhe do Porto das Lajes do Pico, acompanhado pelo secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, e pela secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, Berta Cabral. Este projecto, com um investimento próximo dos 15 milhões de euros, pretendeu melhorar as condições de segurança e operacionalidade da infra-estrutura portuária.

A obra decorreu em duas fases distintas: a primeira focada na reparação do molhe existente e no reforço do quebra-mar, enquanto a segunda fase se dedicou à ampliação do molhe, à protecção do terrapleno, à criação de uma infra-estrutura de abastecimento de combustível às embarcações, à dragagem da zona circundante e à construção de um novo molhe de protecção com cerca de 60 metros de comprimento, avança uma nota de imprensa do Executivo açoriano.


O líder do Executivo açoriano destacou a importância do diálogo entre o Governo dos Açores e o município das Lajes do Pico para concretizar esta reabilitação, sublinhando que se trata de “um trabalho em progresso de entendimento entre várias entidades”, que permitiu manter “uma infra-estrutura que habilita o concelho das Lajes do Pico”.

O presidente do Governo salientou ainda a necessidade de enfrentar os desafios das mudanças climáticas, justificando os apoios e investimentos realizados para garantir a protecção das capacidades instaladas. “Estes fenómenos climáticos mais extremos e mais intensos justificam os apoios e os investimentos realizados para manter e melhorar as capacidades instaladas”, afirmou.

Para o futuro, José Manuel Bolieiro considera essencial criar planos de manutenção que prolonguem a vida útil das infra-estruturas, promovendo a racionalização de recursos e assegurando a qualidade dos investimentos públicos. A obra, que reutilizou materiais dragados e elementos existentes, teve também uma preocupação ambiental significativa, reduzindo o impacto ambiental associado à deposição de materiais.

A cerimónia contou ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Ana Brum, e da Presidente da Portos dos Açores, Sancha Costa Santos.

fonte