Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Projecto-piloto faz levantamento do património do complexo industrial de Sines

O Conselho das Comunidades de Sines (COMSINES) vai avançar, este ano, com um projecto-piloto que visa o levantamento de todo o inventário do património daquela área industrial, num investimento estimado em 119 mil euros.

O projecto resulta de um protocolo estabelecido entre a COMSINES e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, por um período de sete anos.

A iniciativa tem em conta “o valor inquestionável” do Complexo Industrial, Portuário e Logístico de Sines, “no plano nacional e internacional”, constituindo-se como “uma infra-estrutura indispensável ao País”, explicou.

O projecto-piloto arranca este ano e vai prolongar-se por um período de sete anos, com um investimento anual de 17 mil euros.

No entender da COMSINES, urge conhecer e registar o património móvel, arquivístico e museológico gerado pelas diversas empresas e entidades que desenvolveram a sua atividade neste complexo desde a década de 70.

O levantamento, indicou a associação, irá incidir sobre “o inventário dos bens móveis”, abrangendo “todos os associados”.

O Inventário do Património do Complexo Industrial de Sines é um dos principais projetos da associação para este ano, seguindo como linhas orientadoras a “importância histórica” e a “necessária identificação, preservação e salvaguarda do património industrial enquanto recurso valioso e identitário do território e das comunidades”, pode ler-se na nota.

A associação COMSINES tem como missão atuar proativamente na comunidade sineense, no sentido de promover o desenvolvimento sustentável da região e da sua comunidade.

A Associação Empresarial de Sines, Águas de Santo André, aicep Global Parques, Air Liquide, APQuímica ou Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) são alguns dos atuais membros da associação.

Outros são a Câmara Municipal de Sines, Universidade de Évora, centro de formação profissional CENFIM, EcoSlops, Escola Tecnológica do Litoral Alentejano (ETLA), EuroResinas, GALP, MadoquaPower2X, PSA Sines, Repsol, SinesTecnopolo e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).

fonte