Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

O mais antigo registo identificado nos arquivos da Cinemateca relacionado com o mar

A Sea Cave Near Lisbon, 1896 | Uma gruta marinha perto de Lisboa

É um dos mais remotos exemplos do interesse que o cinema sempre teve pelo mar e, em particular, pelo mar português.

A Sea Cave Near Lisbon será o mais antigo registo identificado nos arquivos da Cinemateca como estando diretamente relacionado com o mar.

Esta produção inglesa, datada de Outubro de 1896, quando o cinema não tinha ainda um ano, mostra-nos, em todo o seu esplendor mágico e misterioso, a gruta identificada como Boca do Inferno, no concelho de Cascais. Realizado por Henry William Short, dura apenas um minuto e nele vemos a força das ondas no embate com as rochas, num plano geral que abre sobre o horizonte, na altura saudado como “uma das mais belas realizações sobre o mar a que pudemos assistir”. Referiam-se “as ondas de espuma [que] embatem nas rochas, há nuvens de gotículas que se espalham no espaço, a grandeza e a beleza da ação são marcantes”.

Integrando um filme maior, composto por catorze secções, genericamente intitulado A Tour of Spain and Portugal, e realizado por Robert W. Paul, foi produzido pela empresa rival dos franceses irmãos Lumière que, no final de 1895 haviam apresentado os seus filmes, em Paris.

PARA VER AQUI