Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Reforçado compromisso com sustentabilidade e ligação às comunidades locais

Porto de Lisboa recebeu Presidente da Carnival UK e P&O Cruises

O Porto de Lisboa recebeu esta semana a visita de Paul Ludlow, Presidente da Carnival UK e P&O Cruises, para uma série de reuniões a bordo do navio Britannia. Estes encontros contaram com a presença de Lisa Bandari, Embaixadora de Inglaterra, diversos Deputados da Comissão de Energia e Ambiente da Assembleia da República Portuguesa, uma delegação da CM de Lisboa e de Carlos Correia, Presidente do Conselho de Administração da APL. Foram abordados temas de grande relevância para o futuro da indústria dos cruzeiros em Lisboa, nomeadamente a sustentabilidade, o reforço do compromisso da P&O Cruises com o Porto de Lisboa e o estreitamento da colaboração com as comunidades locais.

Um dos principais pontos em discussão foi a sustentabilidade, um pilar fundamental para a evolução da indústria de cruzeiros. A P&O Cruises tem vindo a implementar medidas que promovem uma operação mais ecológica e amiga do ambiente, alinhada com os objetivos do Porto de Lisboa para reduzir a pegada ambiental da Cidade. Medidas que incluem o uso de tecnologias mais limpas e a aposta em sistemas de gestão de resíduos e emissões, que contribuem para a preservação do ecossistema local e melhoria da qualidade de vida da população.

Recordar a ligação da P&O Cruises às comunidades de Lisboa foi outro aspeto importante desta visita de Paul Ludlow. O programa “Cruzeiros pela Comunidade”, recentemente lançado pela APL, com a colaboração pioneira da P&O Cruises, promoveu uma série de ações de responsabilidade social e de sustentabilidade, que beneficiam diretamente a Cidade e os seus habitantes. O projeto inclui atividades de voluntariado por parte da tripulação dos navios, envolvendo-as em ações de apoio social e iniciativas ambientais que reforçam a ligação entre a indústria dos cruzeiros e as necessidades das comunidades locais.

Através deste programa, a P&O Cruises sublinhou o seu compromisso com a criação de valor para Lisboa, indo além da contribuição económica direta que o turismo de cruzeiros já representa para a Cidade. A parceria entre o Porto de Lisboa e a P&O Cruises materializa-se, assim, numa abordagem holística, onde a sustentabilidade ambiental e o envolvimento comunitário correm de mãos dadas.

A presença regular da P&O Cruises em Lisboa reflete o estatuto de excelência da Cidade enquanto destino de cruzeiros a nível europeu. Com 44 escalas realizadas em 2023, a P&O Cruises consolidou a sua liderança entre os operadores que mais visitam o Porto de Lisboa, representando 12,7% do total de escalas e transportando cerca de 147 974 passageiros, o que corresponde a uma quota de mercado de 19,51%. Para 2024, estão já previstas 38 novas escalas, reforçando o papel estratégico de Lisboa nas rotas europeias desta companhia.

A visita de Paul Ludlow a Lisboa, e a cerimónia a bordo do Britannia, simbolizam o fortalecimento de uma relação de longa data entre a P&O Cruises e a Cidade. Este compromisso será renovado nos próximos anos, com a perspetiva de novos projetos que irão continuar a solidificar o Porto de Lisboa como porto de referência a nível internacional.