Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Reforçado compromisso com sustentabilidade e ligação às comunidades locais
Porto de Lisboa recebeu Presidente da Carnival UK e P&O Cruises
O Porto de Lisboa recebeu esta semana a visita de Paul Ludlow, Presidente da Carnival UK e P&O Cruises, para uma série de reuniões a bordo do navio Britannia. Estes encontros contaram com a presença de Lisa Bandari, Embaixadora de Inglaterra, diversos Deputados da Comissão de Energia e Ambiente da Assembleia da República Portuguesa, uma delegação da CM de Lisboa e de Carlos Correia, Presidente do Conselho de Administração da APL. Foram abordados temas de grande relevância para o futuro da indústria dos cruzeiros em Lisboa, nomeadamente a sustentabilidade, o reforço do compromisso da P&O Cruises com o Porto de Lisboa e o estreitamento da colaboração com as comunidades locais.
Um dos principais pontos em discussão foi a sustentabilidade, um pilar fundamental para a evolução da indústria de cruzeiros. A P&O Cruises tem vindo a implementar medidas que promovem uma operação mais ecológica e amiga do ambiente, alinhada com os objetivos do Porto de Lisboa para reduzir a pegada ambiental da Cidade. Medidas que incluem o uso de tecnologias mais limpas e a aposta em sistemas de gestão de resíduos e emissões, que contribuem para a preservação do ecossistema local e melhoria da qualidade de vida da população.
Recordar a ligação da P&O Cruises às comunidades de Lisboa foi outro aspeto importante desta visita de Paul Ludlow. O programa “Cruzeiros pela Comunidade”, recentemente lançado pela APL, com a colaboração pioneira da P&O Cruises, promoveu uma série de ações de responsabilidade social e de sustentabilidade, que beneficiam diretamente a Cidade e os seus habitantes. O projeto inclui atividades de voluntariado por parte da tripulação dos navios, envolvendo-as em ações de apoio social e iniciativas ambientais que reforçam a ligação entre a indústria dos cruzeiros e as necessidades das comunidades locais.
Através deste programa, a P&O Cruises sublinhou o seu compromisso com a criação de valor para Lisboa, indo além da contribuição económica direta que o turismo de cruzeiros já representa para a Cidade. A parceria entre o Porto de Lisboa e a P&O Cruises materializa-se, assim, numa abordagem holística, onde a sustentabilidade ambiental e o envolvimento comunitário correm de mãos dadas.
A presença regular da P&O Cruises em Lisboa reflete o estatuto de excelência da Cidade enquanto destino de cruzeiros a nível europeu. Com 44 escalas realizadas em 2023, a P&O Cruises consolidou a sua liderança entre os operadores que mais visitam o Porto de Lisboa, representando 12,7% do total de escalas e transportando cerca de 147 974 passageiros, o que corresponde a uma quota de mercado de 19,51%. Para 2024, estão já previstas 38 novas escalas, reforçando o papel estratégico de Lisboa nas rotas europeias desta companhia.
A visita de Paul Ludlow a Lisboa, e a cerimónia a bordo do Britannia, simbolizam o fortalecimento de uma relação de longa data entre a P&O Cruises e a Cidade. Este compromisso será renovado nos próximos anos, com a perspetiva de novos projetos que irão continuar a solidificar o Porto de Lisboa como porto de referência a nível internacional.