Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa lança Programa «Cruzeiros pela Comunidade»

A APL – Administração do Porto de Lisboa anuncia o lançamento do programa "Cruzeiros pela Comunidade", uma iniciativa pioneira para reforçar os laços entre as companhias de cruzeiro e a comunidade local, promovendo a integração social e o desenvolvimento sustentável na cidade de Lisboa.

Com o programa "Cruzeiros pela Comunidade", o Porto de Lisboa pretende promover uma relação positiva e colaborativa entre o setor dos cruzeiros e a Cidade, criando pontes entre os navios de cruzeiro que visitam a nossa Cidade e os lisboetas, incentivando práticas de turismo sustentável e envolvendo diretamente a comunidade local. Além dos benefícios económicos, espera-se que este programa inovador contribua para preservação ambiental, desenvolvimento educacional e bem-estar social, posicionando Lisboa como uma referência no turismo responsável e participativo.

Carlos Correia, Presidente da APL, reforça que «O programa 'Cruzeiros pela Comunidade' reflete o nosso compromisso em promover uma interação sustentável entre as companhias de cruzeiro e os cidadãos de Lisboa. Queremos que os lisboetas sintam o impacto positivo deste setor, não apenas a nível económico, mas também em termos de envolvimento comunitário e ambiental».

Entre as principais iniciativas destacam-se:
Visitas Guiadas a Navios – Para escolas e juntas de freguesia.
Projetos de Conservação Urbana e Ambiental – Em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e organizações ambientais, como a Quercus, ICNF e ABAAE.
Programas de Bolsas de Estudo e Formação Profissional –Em parceria com o IEFP e com instituições de ensino do setor da hotelaria.
Doação de Equipamentos e Materiais – Computadores e equipamentos desportivos, serão doados a escolas, centros comunitários e instituições de caridade.
Sessões de Sensibilização e Educação – Sessões educativas em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e ONG’s de educação ambiental.

No âmbito desta iniciativa "Cruzeiros pela Comunidade” promovida pela APL, estiveram em Lisboa dois executivos da Carnival UK, para um conjunto de reuniões com entidades, com o objetivo de conhecer os projetos e as causas que estas acolhem - o Vice-Presidente de Assuntos Corporativos, Simon Ashwell, e a Vice-Presidente de Sustentabilidade, Sophie Portlock, visitaram a Dona Ajuda, Associação sem fins lucrativos que atua nas áreas Social, Cultural e Ambiental, instalada no Mercado do Rato.

Para compreender melhor as perspetivas e prioridades das respetivas entidades, os dois representantes da Carnival UK também receberam, a bordo do navio de cruzeiros Ventura, atracado no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, o Vice-Presidente da ENIDH - Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e o Vice-Presidente da Associação de Alunos, bem como a Coordenadora Nacional da ABAAE - Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, tendo ficado agendadas algumas ações a realizar em conjunto.

De acordo com Simon Ashwell, «cada reunião permitiu-nos conhecer a variedade de trabalhos realizados localmente e revelou excelentes oportunidades para colaborarmos mais estreitamente com as organizações que contactámos».