Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

«CAI Conference 2024» decorre no Funchal

A Cruise Atlantic Islands (CAI) Conference 2024, começou na manhã desta quinta-feira no Funchal, com uma ação ambiental no Parque Ecológico, prosseguindo no final do dia, com um Welcome Cocktail, na Gare Marítima da Madeira. Esta sexta-feira, dia 27 de setembro, a partir das 9 horas, na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, decorrerem os trabalhos da Conferência, e no dia seguinte, no sábado, o evento termina com uma FAM Trip na costa norte da ilha, para convidados e jornalistas estrangeiros.

A Conferência, que reúne na Região perto de 80 especialistas e agentes do setor dos cruzeiros, é promovida pela Administração dos Portos da Madeira (APRAM, SA), e tem um duplo objetivo. Por um lado, assinalar os 30 anos sobre a reunião fundadora da CAI, que é composta pelos portos de Madeira, Canárias, Cabo Verde e Açores, e por outro debater o futuro do turismo de cruzeiros na bacia geográfica da Macaronésia.

“Será uma oportunidade para, juntamente com os nossos parceiros, refletir sobre a indústria do turismo de cruzeiros nesta região atlântica e no mundo, debatendo os desafios conjuntos que se apresentam”, enquadra a presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, elencando a sustentabilidade, a transição energética, a inovação tecnológica e a descarbonização dos portos, como temas que estão na agenda de um setor que representa perto de oito mil milhões de euros anuais para a economia mundial.

Exemplo deste compromisso e preocupação com o ambiente da parte da indústria de cruzeiros, é a agenda ambiental que a CAI Conference 2024 apresenta. No primeiro dia, um grupo de participantes, sobe ao Parque Ecológico do Funchal para, numa ação conjunta, que envolve os Portos da Madeira, a Câmara Municipal do Funchal e a CLIA – Cruise Lines International Association, realizar uma plantação de árvores nativas da Madeira.

Uma ação que não é apenas simbólica. “Vamos aproveitar a presença dos nossos parceiros na Região, a assinar um protocolo de cooperação entre os Portos da Madeira, a Câmara Municipal do Funchal e a CLIA para a realização destas ações de plantação e conservação de plantas, ao longo do ano, assinalando o início e o final da nossa temporada de cruzeiros”, adianta Paula Cabaço, explicando que o documento será assinado sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, abrindo assim os trabalhos da CAI Conference 2024.

“Levamos muito a sério o nosso compromisso com o ambiente e com a sustentabilidade ambiental, e a assinatura deste protocolo é mais um passo neste caminho que estamos a percorrer com os nossos parceiros”, sublinha a presidente da APRAM.


O evento, continua Paula Cabaço, constitui também uma oportunidade para promover a Madeira enquanto destino e falar sobre o trabalho que tem sido desenvolvido no Porto do Funchal, que tem merecido o reconhecimento internacional, como demonstram as duas nomeações para os prémios World Cruise Awards deste ano: Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade; e Melhor Destino de Cruzeiros da Europa. Recorde-se que a Madeira conquistou em 2022 e 2023 o galardão de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa nos World Cruise Awards. O mercado de cruzeiros representou no ano passado perto de 53 milhões de euros para a economia regional, num ano em que foi batido o recorde de desembarque de passageiros de cruzeiro, 624 mil, e de tripulantes, 241 mil.


A CAI nasceu em 1994 num encontro que juntou no Funchal responsáveis dos portos da Madeira e de Canárias. Em 2006, cresceu com a entrada de Cabo Verde e em 2023 assumiu a sua configuração atual com a integração. dos Açores. Atualmente, representa um mercado de 3,3 milhões de turistas, apresentando-se perante a indústria de cruzeiros como um produto diferenciado, assente nas identidades singulares e complementares das ilhas atlânticas da Macaronésia.