Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

«Cruise Portugal» promove-se na maior feira de cruzeiros do Mediterrâneo

A missão comercial da APP – Associação de Portos de Portugal, sob a marca Cruise Portugal que inclui as representações dos Portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira, como habitualmente, e o Porto da Figueira da Foz, pela primeira vez, estiveram presentes na 14ª Edição da Seatrade Cruise Med, o maior evento bienal para o mercado de cruzeiros do Mediterrâneo, que decorreu dias 11 e 12 em Málaga, sob o tema “Parcerias para o Progresso”.

A comitiva portuguesa tem vindo a crescer, o que revela a importância crescente que a atividade de cruzeiros representa para os parceiros. sendo cada vez mais os agentes económicos que se fazem representar no stand de Portugal, nomeadamente a Amundsen, a Bensaúde, Agentes de Navegação, a Buzzpath – Agência de Viagens, a Lisnave – Estaleiros Navais, a Navalrocha, a Navex – Empresa Portuguesa de Navegação, a Pinto Basto, a Pioneiro do Rio – Serviços Marítimos, a Portugs, a Shore Tours e a Wilhelmsen Port Services Portugal.

Acresce ainda a presença da TAP - Transportes Aéreos Portugueses, S.A., com quem os portos portugueses têm uma parceria de colaboração, e que muito tem prestigiado a presença de Portugal nos eventos onde a marca Cruise se faz representar.

O espaço nacional de 36m2 (stand MC13), encontrava-se localizado na zona reservada à Associação MedCruise.

A participação da Cruise Portugal tem como objetivo reforçar o posicionamento de Portugal e dos seus destinos na rota mundial do turismo de cruzeiros, gerando crescimento económico para o país e para isso, os representantes dos sete portos pretendem estabelecer contactos com novos clientes e reforçar a relação comercial com operadores já existentes, tentando divulgar e atrair mais cruzeiros e companhias para o país, e em simultâneo dar-lhes a conhecer ações e projetos em curso no âmbito da indústria de cruzeiros, nomeadamente ao nível da descarbonização e sustentabilidade.

Paralelamente, a presença dos portos nacionais na Seatrade Cruise Med, vai ainda permitir-lhes a participação ativa nas ações das associações internacionais da atividade de cruzeiros que se farão representar, e de que são membros.

De referir que durante o primeiro semestre de 2024 os portos portugueses registaram um total de 792.293 passageiros de cruzeiro.

As Administração Portuárias congratulam-se com estes resultados, em consonância com o crescimento significativo previsto para a atividade de cruzeiros a nível mundial em 2024, e que demonstram o fortalecimento da reputação internacional dos portos nacionais.

Para 2024 as administrações portuárias prevêem que a atividade de cruzeiros registe novos records, com mais de 1.8 milhões de passageiros e cerca de 1.100 escalas, o que, a verificar-se, significa um crescimento de 7% e de 11% respetivamente, face a 2023.