Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PRESIDENTE DO BEI VISITA O PORTO DE LEIXÕES

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., recebeu na sexta-feira a Presidente Banco Europeu de Investimentos (BEI), Nadia Calviño, em visita a Portugal.

A APDL tem um contrato de empréstimo de 60 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimento (BEI). Este financiamento destina-se a apoiar a melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões, através do aprofundamento do canal de acesso e da bacia de manobras, bem como da ampliação do quebra-mar existente em 300 metros, obra que iniciou em 2021 e que visa aumentar a capacidade de receção de navios de maior calado, melhorar a segurança das operações portuárias e promover a competitividade do porto a nível internacional.

Na visita ao Porto de Leixões, a Presidente Nadia Calviño foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração, João Pedro Neves, tendo tido a oportunidade, de observar “in loco” os trabalhos em curso do prolongamento quebra-mar exterior que, após a paragem do período de inverno, foram retomados em abril de 2024. A componente de aprofundamento de fundos ficou integralmente concluída no ano de 2022. Atualmente, estes trabalhos consistem na deposição de enrocamentos de diferentes gamas, por via marítima e terrestre,
prevendo-se no próximo mês retomar a colocação dos blocos de revestimento da estrutura em betão denso.

A Presidente do BEI, afirmou: “Foi com grande satisfação que visitei o Porto de Leixões. O BEI está a financiar os trabalhos em curso para aprofundar os canais de acesso a navios de maiores dimensões, aumentando o potencial comercial do país, em benefício da competitividade das empresas portuguesas e da solidez da economia europeia".

João Pedro Neves, Presidente da APDL expressa a sua “satisfação pela visita da Senhora Nadia Calviño ao Porto de Leixões, destacando a importância do financiamento destinado a apoiar a melhoria das acessibilidades marítimas ao porto, cruciais para aumentar a capacidade e eficiência do Porto de Leixões, fortalecendo a sua posição e promovendo o crescimento económico e competitividade.”