Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Maersk avisa que perturbações no transporte marítimo no Mar Vermelho têm vindo a aumentar
As perturbações no transporte marítimo de contentores no Mar Vermelho “têm vindo a aumentar”, prevendo-se que “reduzam em 20% a capacidade do sector” entre o Extremo Oriente e a Europa no segundo trimestre, adverte a empresa dinamarquesa Maersk.
Ao desviar o tráfego de contentores do Canal do Suez, passando pelo sul de África — isto é, pela rota do Cabo da Boa Esperança –, a Maersk prevê que a capacidade do sector do transporte marítimo de contentores entre o Extremo Oriente, o Norte da Europa e o Mediterrâneo se reduza em 15% a 20% no segundo trimestre deste ano.
“A área de risco alargou-se” e os ataques das forças houthis do Iémen “estendem-se ainda mais ao largo”, esclarece a Maersk num aviso aos seus clientes, citado pela Bloomberg.
Neste sentido, esta situação “obrigou os nossos navios a prolongar as suas viagens, o que resultou em atrasos e custos adicionais para fazer chegar a sua carga ao destino”, adverte a companhia de navegação e transporte de contentores dinamarquesa.
Em 30 de abril, a empresa do setor têxtil português Riopele afirmava, citada pela Lusa, que a escalada do conflito no Médio Oriente e recurso a rotas marítimas alternativas tinha obrigado a empresa a repensar todo o seu sistema logístico, face ao aumento de 45 para 60 dias do tempo de transporte de contentores da Ásia.