Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

O simbólico encontro do sector marítimo, portuário e logístico decorre até dia 10 de Maio

Portos de Lisboa e Setúbal recebem Portugal Shipping Week 2024

A Gare Marítima de Alcântara recebeu esta terça-feira a Flagship, a conferência mais emblemática do Portugal Shipping Week 2024 (PSW 2024), que este ano tem como hosts os portos de Lisboa e Setúbal.

O encontro que é considerado como um dos mais representativos do setor marítimo, portuário e logístico a nível europeu, decorre até dia 10 de Maio nos dois portos, tendo como mote a descarbonização do sector e dos transportes marítimos e como grande objectivo posicionar Portugal enquanto centro global dos transportes marítimos e logística.

Ao longo desta semana, a PSW 2024 junta armadores, fornecedores de energia, gestores e representantes nacionais e internacionais de todas as áreas ligadas ao setor marítimo, para apresentarem projetos, estabelecerem relações comerciais e trocar sinergias.

Na abertura da conferência, a Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, salientou a importância dos portos e do shipping na Economia Global e os desafios que a Indústria enfrenta, destacando que “estes são tempos de mudança e desafios à escala global: na digitalização e na luta contra as alterações climáticas, entre muitas outras. Também nesta área, os portos e o transporte marítimo são estruturas que desempenham um importante papel na economia global. E para esta transformação, o papel da inovação é fundamental, promovendo uma economia resiliente, mais competitiva, de maior valor e, acima de tudo, mais verde. A transição energética europeia e global para o transporte marítimo está na agenda e, no centro do debate desta semana, estará a descarbonização do transporte marítimo, e o caminho a seguir que este desafio enfrenta pelos seus diferentes intervenientes, sejam eles os governos nacionais, portos, terminais ou a comunidade marítima”.

Por sua vez, no mesmo sentido, Isabel Moura Ramos, vogal do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, abordou os desafios que os dois portos enfrentam, como as alterações climáticas, eficiência energética, energias renováveis, economia circular, inteligência artificial e relações porto-cidade, salientando que estas “são expressões que passaram a fazer parte do léxico portuário, refletindo as novas realidades do setor. Comprometidos com os objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas e os 10 Princípios do Pacto Global da ONU, os Portos de Lisboa e Setúbal estão ativamente empenhados na transição energética com vista a um futuro mais sustentável. Queremos tornar-nos num ecossistema portuário mais verde, mais inteligente e mais resiliente, baseado na inovação e ancorado num grande centro internacional da economia azul em Portugal”.

A Flagship Conference contou ainda com a participação de diversos oradores, entre os quais Pedro Ponte, Diretor de Engenharia, Infraestruturas e Ambiente da APSS, que apresentou a Estratégia Offshore do Porto de Setúbal, e Nuno Santos, CEO dos Estaleiros Navais da Lisnave, que fez uma intervenção sobre o futuro da Lisnave de Setúbal nos segmentos Offshore renewables. Shipyard and Ship building.
Isabel Moura Ramos apresentou, ainda, os principais projetos de investimento de transição energética e digital dos Portos de Lisboa e Setúbal.

A Portugal Shipping Week 2024 encerra sexta-feira com uma visita ao Porto de Setúbal, que inclui a passagem pelos Estaleiros Navais da Lisnave, ETERMAR e uma visita aos Terminais Portuários da TERSADO, SADOPORT e RO-RO.