Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APP PRESENTE NA ESPO 2024, EM PARIS

Decorreu nos dias 25 e 26 de abril, no Comet Bourse, em Paris, a ESPO 2024, a 20.ª edição da Conferência Anual da Organização Europeia dos Portos Marítimos, organizada em conjunto com a Union des Ports de France (UPF) - associação comercial dos portos comerciais e de pesca franceses.

Oportunidade para a comunidade portuária europeia unir e partilhar conhecimentos, preparando em conjunto o caminho para uma Europa sustentável, resiliente, inteligente e mais competitiva, na qual os portos desempenham mais do que nunca um papel crítico e estratégico.

João Pedro Neves, Presidente do Conselho de Administração da APDL e Presidente da Direção da APP – Associação dos Portos de Portugal –, participou no debate “FIM DE UM MANDATO PARLAMENTAR – O GRANDE DEBATE POLÍTICO” que juntou na mesma mesa, Karima Delli, eurodeputada e presidente da Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu, Herald Ruijters, diretor adjunto da DG MOVE, Stéphane Raison, CEO da HAROPA Port e Jacques Vandermeiren, CEO do Porto de Antuérpia-Bruges.

O primeiro dia foi dedicado às perspetivas geopolíticas, económicas e energéticas dos portos da Europa, que levam a interrupções mais frequentes nas cadeias de abastecimento, maior volatilidade nos mercados de energia e uma competição internacional mais intensa. Também foi discutido o futuro dos portos nesta era de transição, explorando a ideia de que os portos se estão a tornar cada vez mais recursos essenciais para as cidades.

O segundo dia da conferência destacou as perspetivas e categorias de investimento dos portos europeus, e se prevalecem para os próximos dez anos, as necessidades totais de investimento dos portos europeus e os financiamentos, de forma a reforçar a resiliência dos portos, dado o seu carácter estratégico e papel de principal porta comercial da Europa para o mundo.

A ESPO 2024 proporcionou uma plataforma essencial para a troca de ideias e experiências entre os principais stakeholders da indústria portuária europeia, contribuindo assim para moldar o futuro dos portos e das comunidades que servem.