Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
APP PRESENTE NA ESPO 2024, EM PARIS
Decorreu nos dias 25 e 26 de abril, no Comet Bourse, em Paris, a ESPO 2024, a 20.ª edição da Conferência Anual da Organização Europeia dos Portos Marítimos, organizada em conjunto com a Union des Ports de France (UPF) - associação comercial dos portos comerciais e de pesca franceses.
Oportunidade para a comunidade portuária europeia unir e partilhar conhecimentos, preparando em conjunto o caminho para uma Europa sustentável, resiliente, inteligente e mais competitiva, na qual os portos desempenham mais do que nunca um papel crítico e estratégico.
João Pedro Neves, Presidente do Conselho de Administração da APDL e Presidente da Direção da APP – Associação dos Portos de Portugal –, participou no debate “FIM DE UM MANDATO PARLAMENTAR – O GRANDE DEBATE POLÍTICO” que juntou na mesma mesa, Karima Delli, eurodeputada e presidente da Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu, Herald Ruijters, diretor adjunto da DG MOVE, Stéphane Raison, CEO da HAROPA Port e Jacques Vandermeiren, CEO do Porto de Antuérpia-Bruges.
O primeiro dia foi dedicado às perspetivas geopolíticas, económicas e energéticas dos portos da Europa, que levam a interrupções mais frequentes nas cadeias de abastecimento, maior volatilidade nos mercados de energia e uma competição internacional mais intensa. Também foi discutido o futuro dos portos nesta era de transição, explorando a ideia de que os portos se estão a tornar cada vez mais recursos essenciais para as cidades.
O segundo dia da conferência destacou as perspetivas e categorias de investimento dos portos europeus, e se prevalecem para os próximos dez anos, as necessidades totais de investimento dos portos europeus e os financiamentos, de forma a reforçar a resiliência dos portos, dado o seu carácter estratégico e papel de principal porta comercial da Europa para o mundo.
A ESPO 2024 proporcionou uma plataforma essencial para a troca de ideias e experiências entre os principais stakeholders da indústria portuária europeia, contribuindo assim para moldar o futuro dos portos e das comunidades que servem.