Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Mediterrâneo continuará o segundo maior mercado do mundo em 2024

O Mediterrâneo vai manter a sua posição como a segunda maior região de cruzeiros do mundo, de acordo com o relatório anual da Cruise Industry News. A primeira continua a ser as Caraíbas.

Mesmo com uma capacidade de passageiros ligeiramente inferior para 2024, prevê-se que o Mediterrâneo acolherá cerca de 16% dos passageiros de cruzeiros do mundo.

Em terceiro e quarto lugar, as regiões da Europa Norte/Ocidental e da Ásia/Pacífico registam, cada uma, menos de 10% da quota do mercado mundial de cruzeiros. Nem sempre foi assim, já que a Ásia/Pacífico foi brevemente a segunda maior região em capacidade, impulsionada pela construção na China, com o Mediterrâneo a ocupar a segunda posição no ranking desde 2019.

A pesquisa independente também mostra que a capacidade da região cairá cerca de 1% em comparação com 2023. Estes números ainda estão bem acima dos números pré-pandemia.

A MSC Cruzeiros será o maior operador na região em 2024, com um total de 16 navios a navegar em diferentes itinerários. A Costa Cruzeiros ocupa o segundo lugar, com 8 navios. A Norwegian Cruise Line segue de perto e também operará um total de 8 navios no Mediterrâneo em 2024. Com 5 navios na região cada, a Royal Caribbean International e a AIDA Cruises completam o ranking dos cinco primeiros.

Outras marcas com capacidade significativa no Mediterrâneo incluem a Celebrity Cruises, Marella Cruises, P&O Cruises, TUI Cruises, Princess Cruises, Celestyal Cruises, Viking Ocean Cruises, Oceania Cruises, Holland America Line, Azamara e Virgin Voyages.

fonte