Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
CRUZEIROS
Carnival divulga avanços importantes em matéria de sustentabilidade
A Carnival Corporation, a maior empresa de cruzeiros do mundo, divulgou recentemente o seu 14.º Relatório Anual de Sustentabilidade, detalhando o progresso significativo nas suas seis áreas de sustentabilidade, incluindo os seus objetivos prioritários de apoio à ação climática para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e promover um modelo de economia circular para reduzir os resíduos.
A empresa atingiu vários objetivos ambientais para 2030 muito antes do previsto e está adiantada em relação a outros objetivos-chave, como a redução da intensidade de gases com efeito de estufa. O relatório completo, intitulado “Sustainable from Ship to Shore” está disponível em www.CarnivalSustainability.com.
“Graças aos nossos 160.000 colegas extraordinários, que trabalham todos os dias com paixão e dedicação, 2023 foi um ano de conquistas significativas em toda a linha“, disse Josh Weinstein, CEO e Chief Climate Officer da Carnival Corporation.
“Alcançámos um desempenho financeiro recorde, recebemos três novos impressionantes navios, expandimos a nossa presença global para mais de 800 incríveis destinos e comunidades e proporcionámos momentos de felicidade inesquecíveis a 12,5 milhões de hóspedes, oferecendo-lhes férias de cruzeiro extraordinárias. Também demonstrámos o nosso compromisso contínuo em liderar o caminho para tornar os cruzeiros mais sustentáveis, marcado por um progresso surpreendente no sentido de alcançar – e em muitos casos, ultrapassar – os nossos objetivos vitais de desempenho ambiental para 2030. Uma vez que estamos a avançar tão ativamente em todos os nossos objetivos de sustentabilidade para 2030, estamos a avaliar novos objetivos intermédios na procura de zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050“, afirmou.
Conforme descrito no Relatório de Sustentabilidade de 2023, a Carnival Corporation alcançou várias metas importantes de desempenho ambiental para 2030 antes do previsto, nas suas áreas de ação climática e economia circular, principais prioridades do trajeto de sustentabilidade da empresa.
Por exemplo, através de uma ação climática decisiva e prolongada, a empresa produz mais de 10% menos emissões absolutas de GEE hoje do que em 2011, o seu ano mais alto já registado, apesar de ter aumentado a capacidade em aproximadamente 30% desde então.
Além disso, o reforço de um modelo de economia circular levou a reduções significativas no volume e no impacto dos resíduos produzidos em geral. Entre os destaques do relatório 2023 da empresa estão os seguintes:
Intensidade de GEE (Gases com Efeito de Estufa): A companhia comprometeu-se formalmente a reduzir a sua intensidade de GEE em pelo menos 20% até 2026 (em relação aos níveis de 2019; medidos numa base de capacidade inferior). A empresa espera que estes resultados a coloquem à frente do calendário de redução da intensidade de carbono da Organização Marítima Internacional (OMI) para 2030.
Eletricidade em porto: A empresa ultrapassou o seu objetivo para 2030 em 2023, sete anos antes do previsto, e lidera agora o setor com 64% da sua frota com capacidade de ligação a terra, o que significa que tem o dobro dos navios com capacidade de ligação a terra do que portos equipados para fornecer eletricidade a partir de terra. A empresa está a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades portuárias de todo o mundo, incentivando a adoção desta importante tecnologia.
Partículas: Ao registar uma redução de 68% nas emissões absolutas de partículas (em relação à linha de base de 2015), a empresa continuou a acelerar muito para além do seu objetivo para 2030 de reduzir as emissões de partículas em 50%.
Desperdício Alimentar: Ao conseguir uma redução de 38% no desperdício alimentar por pessoa (em comparação com a linha de base de 2019), a empresa está apenas a dois pontos percentuais de atingir o seu objetivo de 2025 de reduzir o desperdício alimentar em 40% e continua a esforçar-se por atingir os 50% até 2030.
Plásticos e produtos descartáveis: Até 2023, a empresa reduziu significativamente a utilização de plásticos e produtos descartáveis, eliminando cerca de 500 milhões de produtos descartáveis da frota até ao final do ano passado (em comparação com 2018), ultrapassando o seu objetivo de redução de 50% para 2030, que inicialmente tinha ultrapassado em 2021, nove anos antes.
Sistemas avançados de tratamento de águas residuais: Em 2023, a empresa terá concluído a instalação de sistemas que abrangem 70% da capacidade da sua frota, purificando ainda mais a água utilizada a bordo até atingir a qualidade de água municipal antes de a devolver à natureza.
Para além destes pontos, a Carnival Corporation está a progredir constantemente no sentido de cumprir, ou exceder, os seus objetivos de ação climática e economia circular para 2030. O relatório completo inclui atualizações importantes sobre o programa de gás natural liquefeito (GNL) da empresa, bem como os seus sistemas avançados de qualidade do ar, sistemas de lubrificação por ar e iniciativas de biocombustíveis, entre outros.
Além disso, a empresa está também empenhada em questões de diversidade e inclusão na sua equipa global de 160.000 pessoas e na promoção de um ambiente de trabalho positivo para todos os funcionários. Como parte da sua estratégia de sustentabilidade, a empresa também se foca na promoção do turismo sustentável e na criação de valor partilhado, crescimento mútuo e boa vontade com os seus parceiros de destino e as comunidades locais que visita, tal como referido no relatório.