Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Autoridade Marítima Nacional realiza exercício de combate à poluição em Vila do Conde
A Autoridade Marítima Nacional, através da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima de Vila do Conde, do Departamento Marítimo do Norte e das Estações Salva-vidas de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, e em colaboração com a Câmara Municipal de Vila do Conde, realizou esta terça-feira, 5 de março, um exercício de combate à poluição no meio marinho, junto ao cais da Docapesca de Vila do Conde.
Este exercício, que teve como objetivo treinar os procedimentos de resposta das diversas entidades em caso de ocorrência de poluição a nível regional, consistiu na simulação de uma colisão entre duas embarcações de pesca, da qual resultou um cenário de poluição no meio marinho com o derrame de óleo, que afetou uma área portuária.
Para combater o foco de poluição, foram empenhados elementos da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima de Vila do Conde, do Departamento Marítimo do Norte e Tripulantes das Estações Salva-vidas de Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Participaram ainda no treino elementos dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, da PSP, da Polícia Municipal, da Proteção Civil e da Docapesca. Marcaram também presença o presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, o diretor da Docapesca, representantes da Escola Náutica Vasco da Gama, da Associação de Armadores de Pesca do Norte e da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, bem como elementos da Associação de Nadadores-salvadores "Os Golfinhos", entre outros.
Este exercício, sob coordenação da Autoridade Marítima Nacional, contribuiu para assegurar a prontidão do dispositivo regional do Norte, e localmente em Vila do Conde, no que se refere à poluição do meio marinho, tendo servido para dar a conhecer de que forma as entidades que integram o Plano Mar Limpo podem trabalhar em conjunto, em prol de um objetivo comum.