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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

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Notícias

Ligados (ou não) ao mundo por debaixo de água

Em 1914, a última notícia que o cabo submarino alemão trouxe à cidade da Horta, foi a de que a Alemanha tinha começado a guerra.

É claro que o cabo, que ligava a Horta a Emden, foi cortado poucas horas depois, pelo navio britânico Telconia e o pessoal da AtlantischeTelegraphen-Gesellshaft (ou simplesmente D.A.T.) obrigado a abandonar a operating room, ou sala comum, da Trinity House.

Na Trinity House, desde 1902 que funcionavam lado a lado, as três primeiras companhias de cabos telegráficos instaladas na cidade da Horta, na Ilha do Faial, nos Açores: os alemães da D.A.T., os ingleses da Europe & Azores Telegraphic Company, – os primeiros a chegarem à ilha, em 1893 – e os americanos da Comercial Cable Company. A Santíssima Trindade.

Também em 1893, em 27 de agosto, tinha sido inaugurado o primeiro cabo a unir a estação de Carcavelos com a Ilha de S.Miguel, através de um telegrama enviado pelo Rei D.Carlos para Ponta Delgada. Daqui, através de uma derivação, o cabo chegava à Horta.

Anos antes, em oito de agosto de 1870, tinha sido o seu pai, D.Luís, a receber na Ajuda um telegrama da sua Tia, a Rainha Vitória, a celebrar a ligação por cabo entre Portugal (Carcavelos) e Inglaterra (Porthcurno), numa altura em que o cabo que ligava Londres à Índia, já passava nos nossos fundos marinhos.

A partir de 1899, os Açores tinham ficado ligados ao mundo por debaixo de água, com a instalação de cabos telegráficos, americanos, alemães e italianos, passando a Horta ao estatuto privilegiado e raro, de estação telegráfica internacional.

Os cabos submarinos chegavam à ilha pela praia da Alagoa, e daqui eram conduzidos através de condutas enterradas até à Trinity House.

Com aquela notícia, o pessoal alemão foi expulso da Trinity House, e expatriado por caminhos ínvios para a vaterland no primeiro navio a escalar a ilha, mesmo que o seu destino fosse o círculo polar ártico, e os restantes foram encaminhados para a Terceira.

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