Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

AÇORES

Recuperada uma das locomotivas que esteve na construção do Porto de Ponta Delgada

Foi com “grande satisfação” que a empresa Portos dos Açores S. A. anunciou a “bem-sucedida” recuperação de uma das locomotivas que desempenharam “um papel crucial” na construção do Porto de Ponta Delgada, na década de 50 do século XX.

Esta foi uma iniciativa do XIII Governo dos Açores através de um contrato-programa celebrado entre a Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital e a Portos dos Açores S. A.

Esta locomotiva, “um símbolo do desenvolvimento e crescimento dos Açores naquela época”, foi “cuidadosamente restaurada pela equipa altamente qualificada Metalúrgica Açoreana – Eduardo Faria & Filho, Lda.
O processo de recuperação envolveu uma “cuidadosa pesquisa histórica, aquisição e construção de peças da época e uma dedicação excepcional para preservar a autenticidade deste tesouro do passado”.
As duas “locomotivas da doca” (nome pelo qual a população as designava) foram utilizadas durante muitos anos, inicialmente na construção do porto e também num importante contributo para a construção da Avenida Marginal de Ponta Delgada.


A locomotiva, propriedade da Portos dos Açores, foi restaurada “à sua antiga glória”, visando a sua valorização turística. Neste enquadramento, está a ser ponderada a possibilidade de exibir este equipamento como parte de uma exposição permanente nas instalações da Portos dos Açores.
“Este esforço não apenas resgata uma grande e valiosa parte da história de Ponta Delgada, mas também oferece aos eventuais visitantes uma oportunidade única de testemunhar a evolução da engenharia e da indústria na Região”, refere a Porto dos Açores.
“ Além do sucesso na recuperação da primeira locomotiva e reconhecendo o valor histórico destas máquinas”, a Portos dos Açores manifesta “a sua firme determinação em estender esse esforço de preservação para a segunda locomotiva”.
A recuperação destes equipamentos “é um tributo ao nosso compromisso com a preservação do património industrial dos Açores e uma oportunidade única para todos apreciarem a história única do papel vital desempenhado pela Portos dos Açores no desenvolvimento da Região.”

fonte (texto e foto)