Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
«A logística é uma guerra com arte»
António Nabo Martins lança novo livro
Foi lançado recentemente o livro “A logística é uma guerra com arte”, de autoria de Nabo Martins.
O Presidente da APAT, que é também docente universitário, detalha, em depoimento ao portal da APP, os motivos que subjazem ao lançamento desta obra:
"Este livro nasce da necessidade, pelo menos no meu entendimento, de despertar a atenção, espicaçar alguma reflexão e talvez perceber porque nunca se faz nada em Portugal, pelo menos no que diz respeito a ferrovia.
É uma súmula de artigos da última década e mais estranho foi o facto de aquando da revisão de alguns textos, verificar que os mais antigos estão actuais. E isto é grave, na minha opinião, claro.
Não se fala apenas de ferrovia, alguns destes pensamentos derivam igualmente por outros temas impactantes para o processo logístico, para a cadeia de transportes e para a necessidade de olhar para os nossos filhos, netos e gerações vindoras sendo mais sustentáveis.
Por outro lado achei importante perpetuar sob a forma de livro algumas reflexões, testemunhos, críticas, pensamentos, anseios e desejos meus sobre uma das minhas grandes paixões - ferrovia e intermodalidade.
Por último, desculpem alguma presunção minha, entregar aos outros estes mesmos pensamentos e opiniões, e esperar para ver se valeu a pena ou não.
Em resumo uma "guerra" sem logística não se vence, mas ao mesmo tempo a logística exige muita "Arte". Só com muita dedicação, esforço, empenho e vontade se consegue fazer chegar bens e produtos aos consumidores em boas condições, acessíveis e disponíveis e cada vez mais, com preocupações ambientais. Essas preocupações obrigatoriamente terão de incluir "comboio". Paremos de procurar um meio de transporte que recorra a energia sustentável e amiga do ambiente. Ele já existe, porque é eléctrico, chama-se comboio e a intermodalidade é o 5* modo de transporte."
Breves notas curriculares de António Nabo Martins