Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

«A logística é uma guerra com arte»

António Nabo Martins lança novo livro

Foi lançado recentemente o livro “A logística é uma guerra com arte”, de autoria de Nabo Martins.
O Presidente da APAT, que é também docente universitário, detalha, em depoimento ao portal da APP, os motivos que subjazem ao lançamento desta obra:
"Este livro nasce da necessidade, pelo menos no meu entendimento, de despertar a atenção, espicaçar alguma reflexão e talvez perceber porque nunca se faz nada em Portugal, pelo menos no que diz respeito a ferrovia.

PODE ADQUIRIR O LIVRO AQUI

É uma súmula de artigos da última década e mais estranho foi o facto de aquando da revisão de alguns textos, verificar que os mais antigos estão actuais. E isto é grave, na minha opinião, claro.

Não se fala apenas de ferrovia, alguns destes pensamentos derivam igualmente por outros temas impactantes para o processo logístico, para a cadeia de transportes e para a necessidade de olhar para os nossos filhos, netos e gerações vindoras sendo mais sustentáveis.
Por outro lado achei importante perpetuar sob a forma de livro algumas reflexões, testemunhos, críticas, pensamentos, anseios e desejos meus sobre uma das minhas grandes paixões - ferrovia e intermodalidade.

Por último, desculpem alguma presunção minha, entregar aos outros estes mesmos pensamentos e opiniões, e esperar para ver se valeu a pena ou não.

Em resumo uma "guerra" sem logística não se vence, mas ao mesmo tempo a logística exige muita "Arte". Só com muita dedicação, esforço, empenho e vontade se consegue fazer chegar bens e produtos aos consumidores em boas condições, acessíveis e disponíveis e cada vez mais, com preocupações ambientais. Essas preocupações obrigatoriamente terão de incluir "comboio". Paremos de procurar um meio de transporte que recorra a energia sustentável e amiga do ambiente. Ele já existe, porque é eléctrico, chama-se comboio e a intermodalidade é o 5* modo de transporte."

Breves notas curriculares de António Nabo Martins