Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Seminário «Encontro do Mar - História, Economia, Ambiente, Responsabilidade Social»

Porto de Setúbal aposta na Economia do Mar

Energias renováveis, transição energética, economia circular, inovação e tecnologia das cadeias logísticas nos transportes marítimos foram alguns dos temas discutidos no seminário “Encontro do Mar - História, Economia, Ambiente, Responsabilidade social”, evento organizado pela AEZULMAR – Associação Economia Azul em parceria com a APSS e com a Câmara Municipal de Setúbal e que se realizou no âmbito das comemorações do Porto de Setúbal.

Carlos Correia, presidente da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, referiu que no ano em que comemora o seu centenário, o Porto de Setúbal afirma-se como «um porto moderno mas dono de uma história marcante para o desenvolvimento da região», acrescentando que «assistimos a uma mudança de paradigma marcado pela necessidade de apostar fortemente no desenvolvimento sustentável e competitivo».

Segundo Carlos Correia, é necessário «apostar na nova indústria verde, agregada a uma logística de ponta, onde a inovação é um fator transversal e potenciador de sucesso. Por outro lado, é preciso contribuir para o desenvolvimento da Economia do Mar, na procura incessante de um equilíbrio sustentável entre a atividade económica e a capacidade de preservar, a longo prazo, os ecossistemas marítimos, suporte dessa atividade, mantendo-os resilientes e saudáveis. Trata-se de assegurar um futuro que passa, inquestionavelmente, por perceber, respeitar e aproveitar o Mar».

O Porto de Setúbal quer assumir-se como um polo de desenvolvimento sustentável da atividade portuária e, simultaneamente, promover o crescimento económico, a economia azul, a inovação, a tecnologia e o bem-estar local, regional e nacional.

Neste sentido, o presidente da APSS reforçou e valorizou o «apoio dado pelo Município ao Porto de Setúbal», assim como o contributo da Comunidade Portuária de Setúbal como «parceiro ativo da Administração Portuária, no desenvolvimento de um porto moderno, verde e competitivo, numa estratégia que visa criar oportunidades de desenvolvimento e crescimento».

Já Isabel Moura Ramos, administradora da APSS, destacou, durante a mesa-redonda dedicada ao tema “Economia Azul” que Setúbal é «o porto nacional de maior potencial de desenvolvimento no futuro, estando mesmo a um passo de integrar a rede CORE da rede transeuropeia de transportes, com vantagens desde logo no acesso a financiamentos relevantes para concluir um conjunto de infraestruturas verdes e resilientes: requalificação de infraestruturas e acessos aos Terminais Portuários; Expansão do Cais e Parqueamento RO-RO; Terminais Green Multimodal, Terminal Wind2Sea, Multiusos Mitrena, Bunkering e área Logística de apoio ao offshore».

De referir que este seminário integrou o programa do evento “Encontro do Mar”, que contou ainda com a realização de atividades desportivas, em várias escolas do concelho, envolvendo dezenas de estudantes da cidade de Setúbal ao longo do dia. O evento teve como objetivo fomentar a cultura marítima junto da população, promover as atividades marítimas junto das escolas, consolidar o papel da Economia do Mar no País, contribuindo para o reforço do conhecimento, ensino e formação profissional nos sectores marítimo e portuário.