Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
OBRAS DE RESTAURO E CONSERVAÇÃO DOS PAINÉIS DE ALMADA NEGREIROS NO PORTO DE LISBOA
Trabalhos na Gare Marítima da Rocha do Conde d Obidos vão começar
A Administração do Porto de Lisboa assinou um protocolo de colaboração com o Grupo WMF Portugal para a realização de obras de conservação e restauro dos painéis de Almada Negreiros, localizados na Gare Marítima da Rocha do Conde d’Óbidos.
A intervenção é financiada pelo "World Monuments Fund" no valor de 427 mil euros, através de donativos de mecenas nacionais e internacionais. As obras vão começar em breve e ficam a cargo da equipa da NC Restauro - Nova Conservação.
A assinatura deste protocolo resulta da candidatura do Porto de Lisboa ao Programa Watch do World Wonuments Fund, em colaboração com o Laboratório Hércules, da Universidade de Évora, da NC Restauro - Nova Conservação, do CEDANSA – Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso e do Instituto de História de Arte da NOVA FCSH, em Lisboa.
Este é um primeiro protocolo pois também os painéis existentes na Gare Marítima de Alcântara vão ser objeto de idêntica parceria com vista à sua conservação e restauro.
“Os painéis de Almada Negreiros, além de um símbolo evidente da história do nosso país, elaborados por uma personalidade ímpar da arte em Portugal, fazem já parte da identidade do Porto de Lisboa, que muito valorizamos e prezamos. Por este motivo, ficamos muito satisfeitos em estabelecer essa parceria e garantir a conservação de peças únicas”, realça Carlos Correia, Presidente da Administração do Porto de Lisboa.
Esta iniciativa está enquadrada no projeto de requalificação de toda a zona envolvente de Alcântara, e tem como objetivo pretendendo contribuir para fortalecer os laços deste património cultural com a comunidade local.