Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Notícias
APAT
Sines por terra, mar e ar
A APAT congratula-se com as últimas declarações APS pela voz do seu Presidente Eng. José Luis Cacho quando recentemente referiu que a APS tem de olhar e incluir na sua estratégia a proximidade do Aeroporto de Beja.
Relembramos que há cerca de um ano a APAT lançou o repto à DGRM para pensar em incluir o modo aéreo na JUL e no recente Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030 incluiu a possibilidade de tornar o aeroporto de Beja num Hub de carga aérea assim como pensar na criação de uma ou mais zonas de “free trade” operando com procedimentos administrativos simplificados e ágeis, estando estas vocacionadas para armazenagem e distribuição, transhipment e operações de re-exportação, podendo resultar na atração de investimento nacional e estrangeiro, trazendo a industria e os serviços relacionados com as cadeias logísticas globais de alto valor.
Partilhamos ainda da ideia de que Portugal tem uma localização geoestratégica e geoeconómica que deve ser capitalizada, mas tudo depende das estratégias políticas que queremos assumir perante o mundo e a Europa. Temos mão de obra disponível e das mais competitivas, teremos, no entanto, de resolver os problemas que temos ao nível da confiança na justiça, na fiscalidade, nos serviços públicos promovendo alterações muito substanciais e substantivas.
O Porto de Sines em 2004 iniciou um processo que “revolucionou” o transporte, principalmente, de contentores em Portugal, tornando-se num dos principais Portos Europeus a apostar em mais intermodalidade. Foi e continua a ser percursor e a liderar o processo da JUL, poderá igualmente fazer semelhante em relação à carga aérea, pois tendo posicionamento estratégico e privilegiado e se conseguir aceder com facilidade ao aeroporto, poderá conjugar volumes de cargas de diferentes naturezas, promovendo toda a cadeia logística evitando desperdícios de meios promovendo mais rentabilidade e maior competitividade.
A APAT entende que esta estratégia contribui eficazmente para o incremento do modal Shift seguindo a estratégia e as orientações da própria EU no caminho de mais sustentabilidade.
Lisboa 02 outubro 2020